Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

A abertura nacional da colheita da soja ocorreu em Tapera no Rio Grande do Sul

 

 A colheita da soja marca a retomada do Estado gaúcho como 2º maior produtor do grão no Brasil, isso que teve dois ciclos seguidos de estiagem muito grande. Deve ser colhida aproximadamente 22 milhões de toneladas nessa temporada.

 

A colheita começa em fevereiro e vai até o mês de abril, sendo os municípios que mais produzem soja no Estado são: Dom Pedrito, Rio Pardo, Cachoeira do Sul, São Gabriel e Palmeira das Missões.

 A colheita da soja é um processo que pode ser realizado de forma manual ou mecânica. O método manual foi utilizado durante séculos antes do desenvolvimento das máquinas agrícolas. Ainda hoje esse modo de colheita ainda pode ser utilizado na agricultura familiar e de subsistência.

Fazer a colheita de soja da forma correta garante a produtividade elevada da safra. Por isso, o sojicultor que deseja otimizar sua produção e aumentar sua rentabilidade precisa investir em estratégias e ações para fazer esse processo de maneira eficiente.

Para isso, o produtor precisa saber como a colheita da soja deve ser feita, quando começar e qual o ponto ideal para o início desse processo.

Por causa da aplicação dessas estratégias, o Brasil tem alcançado safras recordes de soja. E o agricultor também pode utilizar essas técnicas para obter a safra recorde na sua própria lavoura.

A soja é o grão mais cultivado do mundo, sendo considerado a principal fonte de proteínas e óleo vegetal do planeta. Sua produção é utilizada tanto na composição de ração para diferentes animais, quanto na alimentação humana, principalmente na Ásia.

A soja é empregada na alimentação sob forma de óleo, queijo tofu, molho de soja, leite de soja, proteína da soja, em grãos, farinha, doces e também na alimentação de animais no preparo das rações.

 

Também é usada na produção de sabão, tintas, resinas, cosméticos, solventes e biodiesel.

A soja é uma das principais commodities mundiais, sendo conhecida como o “Grão de Ouro” do século XX devido ao seu alto potencial nutritivo com alto teor de proteína. O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de soja, dados do fechamento do ano passado feito pela Associação Brasileira das Indústrias de óleos Vegetais (Abiove).

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Sair da versão mobile