Entre os dias 04 e 13 de março, a Marinha do Brasil prestou Assistência Hospitalar às comunidades indígenas isoladas do Rio Javari. Para tal, foram percorridos mais de 2.600 milhas náuticas (equivalentes a 4.680 quilômetros) e empregados 74 militares na missão.
O Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) Carlos Chagas, em parceria inédita com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) – responsável por coordenar e executar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas -, prestou atendimento às aldeias indígenas de Irari, Lago Grande, Lago do Tambaqui, São Luís, Cruzeirinho, Soles, Trinta e Um, Lobo e São Meireles. Ao todo, essas comunidades representam as etnias Canamari e Mayuruna, no Vale do Javari.
Durante a operação, embarcaram no NAsH Carlos Chagas doze servidores da Secretaria: uma coordenadora da operação, um intérprete e nove profissionais da área da saúde (uma nutricionista, dois enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem, um técnico de radiologia e uma técnica em laboratório).
Foram realizados 107 atendimentos médicos, 76 odontológicos, 108 de enfermagem e distribuídos 12.042 medicamentos. Foram também aplicadas 509 doses de vacinas contra doenças imunopreveníveis. Jovens retornando para comunidade após atendimento no NAsH Carlos Chagas
Fonte: Marinha do Brasil – Comando do 9º Distrito Naval