Leilão da raça Tabapuã projeta o setor agropecuário na Expoferr show 2024

Quatro leilões foram realizados durante a Expoferr 2024, sendo no sábado, dia 9, o último da Exposição-feira Agropecuária de Roraima, que o pecuarista amazonense Luiz Antônio Figueiredo, dono da Tabapuã FIG da Amazônia, levou 15 matrizes e 55 touros da raça Tabapuã T-0, conhecida pela alta produção de carne, para serem leiloados e alavancar ainda mais o faturamento do agronegócio em Roraima.

“A gente está no nosso segundo ano aqui em Roraima, no nosso segundo leilão. O primeiro foi um sucesso e esse não foi diferente. A gente trabalha muito com essa parte da genética. Implantamos nas nossas vacas, trabalhamos com embriões e produzimos sêmen. É um trabalho grandioso para alcançar o resultado que esperamos. Não é um trabalho fácil, a cada dia é um novo aprendizado, uma nova técnica que surge, e a gente precisa estar sempre evoluindo e crescendo junto com o mercado,” disse.

Segundo o pecuarista Luiz Figueiredo, “a genética é o caminho”. Ele aconselha aos pecuaristas a buscar o melhoramento genético do seu rebanho, para um lucro maior e uma produtividade melhor. “Eu digo isso principalmente para o pequeno e médio produtor: me procure, porque eu tenho a solução para o seu rebanho,” disse ao anunciar o leilão de garrotes a partir de 7 meses, e touros com até 42 meses e 850 kg, e também novilhas e lotes de sêmen.

Acompanhado da esposa Deborah Figueiredo e dos filhos, Luiz Aécio Figueiredo e Maitê Figueiredo, Luiz Antônio disse que o leilão foi um sucesso.

“Participamos de feiras em todo o Brasil, como a Expo Zebu, e de eventos em Goiânia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e agora aqui em Roraima. Não podíamos deixar de prestigiar a maior feira da região Norte, que acontece aqui em Roraima. Roraima é um estado que nos recebeu muito bem. É um estado promissor, que vem crescendo a cada dia mais sob a gestão de Antonio Denarium e Edilson Damião. Como eles dizem, é o estado do progresso, e aqui já estou instalado, aqui vou ficar por muito tempo. Já adquiri terra, e a gente vai continuar fazendo esse trabalho com a raça Tabapuã.”

O governador de Roraima, Antonio Denarium, se fez presente no leilão da Tabapuã e afirmou que o estado é o que mais cresce no Brasil e, isso se dá pelo investimento no agronegócio.

Segundo Denarium, “já foram licenciadas mais de dois milhões de hectares de terras rurais”. Além disso, o governador entregou mais de 20 mil títulos definitivos para garantir segurança jurídica aos produtores rurais, o que contribuiu para geração de empregos e o crescimento do PIB no Estado.

Texto: Conceição Melquíades

Fotos: Emelin López

Post Author: Conceição Melquíades

Jornalista e ativista social, fascinada pela Amazônia e o povo que nela habita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *