Consumidores que antes iam às feiras podem adquirir o peixe no conforto de casa, mas abastecimento de peixe continua

A tradicional Semana Santa, conhecida como a principal época de consumo de peixes, segundo a tradição cristã, terá novos significados em 2020. Desta vez, as compras serão realizadas por deliverys e famílias carentes receberão a doação de peixes. Embora o cenário seja de adaptação, o abastecimento de peixes continua no Amazonas.
O Secretário Executivo Adjunto de Pesca e Aquicultura (Sepa) Leocy Cutrim, explicou que o foco do Governo do Amazonas é a busca pela compra de 70 toneladas de pescado que serão destinados às entidades e famílias carentes.
“Nesse momento estamos com a nossa equipe em campo correndo atrás das 70 toneladas que o Governo vai comprar através do sistema Sepror, por meio da ADS, que vai fazer a distribuição para as famílias de insegurança social.
Ele explica que o trabalho será junto ao produtor para que não fique prejudicado nessa época do ano, pois a demanda é superior aos outros meses. O Governo vai até o fornecedor, compra os peixes e usa da estrutura própria do Estado com caminhões, técnicos em refrigeração, gelo e todo o suporte para levar até os locais de abastecimento.
“Será um benefício para esse produtor que ficou prejudicado por não conseguir vender o seu pescado por conta do Coronavírus e o fechamento das tradicionais feiras. É um momento de todos se ajudarem”, disse.
O piscicultor Adail Paz do município de Rio Preto da Eva, distante 57 quilômetros da capital. Disse que a produção parou devido à quarentena. “Infelizmente, estamos parados”, lamentou.
O engenheiro de pesca da Fazenda Bicho do Rio, Philip Castro de 28 anos, relata que a venda aumentou nesse período da Semana Santa.
“A gente pega o peixe, pesca, faz o trabalho e limpa. Nós trazemos para Manaus e entregamos de casa em casa. Dependendo da quantidade, cobramos uma taxa de entrega, muitas pessoas se juntam e compram em maior quantidade. Demos uma segurada esses dias e voltaremos só no sábado. Mas as vendas aumentaram, tem muita demanda”, explicou.

Abastecimento continua
As feiras de responsabilidade do Governo não estão em funcionamento. Uma das medidas aprovadas foi da entrega de produtos. Nem todos têm a capacidade de fazer essa compra porque depende muito da área de atuação do fornecedor. Cutrim explica que o abastecimento na cidade continua, mas apenas no final da Semana Santa terão a estimativa das vendas.
“O peixe continua vindo, o abastecimento continua, mas esse ano vai ter pela primeira vez um lado mais comunitário, o Estado está comprando peixe para ajudar o fornecedor e a população mais vulnerável. A gente pede para a população que peçam o peixe delivery, não pode arriscar. Isso até ajuda os vendedores que estão investindo nesse sentido. As grandes lojas de supermercado estão funcionando também, continuam sendo abastecidos”, explicou.
Sem programas

Pela primeira vez, em anos, o Programa Peixe no Prato não funcionará neste período por conta das recomendações do Governo do Estado e do Ministério da Saúde contra aglomerações. Também não acontecerá o tradicional Feirão do Pescado da Semana Santa, pelo mesmo motivo.
“A lista de fornecedores que fazem entrega já está disponível, é bom para o cliente que até já vai tratado e para o produtor é ótimo porque não deixa de vender. A gente ajuda o produtor e a população também”, disse Cutrim.
Veja a lista de piscicultores que disponibilizam serviços de delivery em Manaus:
Regional Casa do Peixe (Guth)
Produtos: filé de pirarucu fresco, ventrecha de Pirarucu do tipo convencional e mista, carcaça de Pirarucu, pirarucu seco filé, enrolado de pirarucu, miúdo de pirarucu seco, cabeça de pirarucu, filé de pescada, pescada in natura, filé de aruanã, sardinha na bandeja com seis unidades, surubim em posta, pacu na bandeja com três ou quatro unidades e filé de tucunaré.
Contato: (92) 99147-0109
Frigorífico JB Serpa
Produtos: Sardinha, pacu, picadinho de tambaqui, pirarucu fresco, filé de dourado, filé de surubim, filé de pescada, filé de aruanã e filé de pirarucu, tambaqui e matrinxã sem espinha.
Contato: (92) 99262-8470
Suzy Pinheiro
Produtos: Tambaqui e Matrinchã sem espinhas.
Contato: (92) 99189-6442
Wanderson da Silva
Produtos: Filé de pirarucu, filé de pirarucu seco, ventrecha de pirarucu.
Contato: (92) 99308-3862
Adivaldo Menezes
Produtos: tambaqui, matrinxã, pirarucu fresco e curumim, sardinha e pacu.
Contato: (92) 99166-7566
Fazenda Bicho do Rio
Produtos: tambaqui e matrinxã, sem espinha, tartaruga e tambaqui curumim tratados.
Contato: (92) 984265497 / 99173-8580 (WhatsApp)
Banca do Manoel
Produtos tambaqui e matrinxã sem espinhas.
Contatos: (92) 99330-3042 / 993123278.
Alain do Peixe
Pirarucu fresco, pirarucu seco, tambaqui sem espinhas, tambaqui curumim, matrinxã sem espinhas, camarão regional médio e piracuí de bodó.
Contato: (92) 99325-1270 / 99237 5880.
Sítio São Sebastião
Produtos: Tambaqui e matrinxã sem espinhas, tambaqui curumim Tratado, filé de pirarucu fresco e ventrecha de pirarucu fresco.
Contato: (92) 98258-2244.
Manaus Peixe
Produtos: Tambaqui sem espinha, picadinho de tambaqui, costela lombo sem espinha, lombo de pirarucu, pirarucu em cubos, picadinho de pirarucu, pirarucu salgado, filé de aruanã, tucunaré em posta, filé de tucunaré
Contato: (92) 99218-9699 / 3213-9946 / 99445-1300 (WhatsApp)
Companhia do Peixe
Produtos: Tambaqui sem espinha, pirarucu fresco, pirarucu seco, matrinxã sem espinha. Especialidade: tambaqui de rio, tucunaré e pescada
Contato: (92) 99107-7602 / 99107-3339
Os consumidores podem efetuar o pagamento por meio de cartão de crédito, débito, transferência bancária ou dinheiro.
Texto: Bruna Oliveira Fotos: Reprodução e Divulgação