
O governador do Amazonas, Wilson Lima, lançou o edital do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) para o biênio 2020/2021, que destinará R$ 8,5 milhões à compra de produtos da agricultura familiar no Amazonas. O orçamento, disponibilizado pelo Ministério da Cidadania, é o dobro do repassado ao Estado do Amazonas no biênio anterior e o maior da região Norte.
A ação aconteceu durante viagem ao município de Autazes, na última sexta-feira (26/06). O governador entregou quatro ramais e um caminhão baú para o Idam (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas), beneficiando o setor primário do município.

“Além da questão dos ramais, nós estamos fazendo a entrega de um caminhão, que é para ajudar no escoamento dessa produção, e também estamos lançando o edital para aquisição de produtos da agricultura familiar, e qualquer agricultor pode fazer sua inscrição para poder vender para o estado. O agricultor pode plantar, que o estado vai comprar”, afirmou Wilson Lima.
O PAA trabalha com foco no incentivo à produção rural da agricultura familiar e na assistência a pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, por meio da doação dos alimentos adquiridos a entidades cadastradas. O novo edital estará disponível no site www.sepror.am.gov.br a partir de segunda-feira (29/06).

“Devemos agradecer ao Governo Federal, que reconheceu o Amazonas, dobrando os recursos do PAA em 2020, pois foi o estado que mais abriu mercado institucional para agricultura familiar do Brasil, em 2019. Isso demonstra o compromisso do Governo do Estado com o setor agro. E nós continuaremos garantindo a compra da produção rural e doaremos para as pessoas mais carentes”, disse o secretário de Produção Rural, Petrucio Magalhães Júnior.
Texto: Bruna Oliveira *Com informações da assessoria Fotos: Diego Peres/Secom