Wilson Lima defende exploração de petróleo no Rio Amazonas

O governador do Amazonas, Wilson Lima (União), defendeu a exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas. Para ele, o Estado não pode ser penalizado por um discurso ideológico e equivocado sobre a questão da proteção ambiental. A declaração foi dada durante o Fórum de governadores que aconteceu em Brasília, nesta quarta-feira (24).

“É possível a gente encontrar esse caminho de conciliação, agora é preciso que o Brasil entenda que o povo que mora na Amazônia é tão brasileiro, quanto o povo que mora em São Paulo, quanto o povo que mora no Rio de Janeiro”, disse o governador do Amazonas.

A Petrobras informou que vai protocolar um novo pedido para que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) conceda uma licença para a perfuração de um poço na foz do Rio Amazonas.

De acordo com a estatal, a solicitação para que o instituto reconsidere sua decisão anterior deve ser feita ainda nesta semana. Recentemente, o Ibama negou um pedido para a empresa perfurar um poço de petróleo no local, que fica no Amapá.

No início da semana, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou o caso. “Se explorar esse petróleo tiver problemas para a Amazônia, certamente não será explorado. Mas eu acho difícil, porque é 530 km de distância da Amazônia”, afirmou o presidente da República.

Como não se encontra no Brasil, o chefe do Executivo ainda admitiu não ter conhecimento total sobre o assunto: “Só posso saber quando eu chegar”. Na ocasião, ele estava prestes a embarcar de volta ao seu país.

Post Author: Izaias Godinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *