A gestão dos resíduos nas propriedades leiteiras do Brasil, Argentina, Chile e Uruguai será discutida durante webinar no dia 22 de março, a partir das 18 horas. O objetivo é compartilhar informações para orientar e auxiliar produtores, técnicos e empresas no planejamento e execução de um programa de manejo de resíduos leiteiros para a propriedade que seja simples e viável economicamente. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da Embrapa.
Serão apresentados como é feito o manejo dos resíduos leiteiros nos países do Cone Sul (Brasil, Argentina, Chile e Uruguai), quais legislações ambientais se aplicam na atividade, realidade e desafios para o manejo dos resíduos leiteiros, além de práticas e tecnologias mais utilizadas na gestão dos resíduos nesses países.
No Brasil, segundo o pesquisador Julio Palhares, da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos – SP), a principal estratégia utilizada para o manejo de dejetos e efluentes é o seu uso como fertilizante. “Armazenam-se os resíduos por um determinado tempo para posteriormente aplicá-los no solo. Essa é uma prática também utilizada em todos os países do Cone Sul e permitida pelos órgãos licenciadores”, explica ele.
A pesquisadora Veronica Charlon, do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA), conta que o processo de intensificação da atividade leiteira tem exigido outras tecnologias de tratamento, como a compostagem e os biodigestores. Na Argentina, as fazendas apresentam escalas cada vez maiores o que tem feito com que os produtores busquem capacitação em manejo de resíduos e façam investimentos em estrutura e tecnologias para adequação da propriedade à legislação.
Participam do evento pesquisadores da Embrapa Pecuária Sudeste (Brasil), Instituto de Investigações Agropecuárias (INIA – Chile e Uruguai), Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA – Argentina) e da Asociación Pro Calidad de la Leche (APROCAL).
O evento será transmitido pelo canal da Embrapa no Youtube.
Links:
Canal da Embrapa no Youtube: https://bityli.com/dyfd3
Programações: https://bityli.com/V5Lg1
Inscrições: https://bityli.com/4u46J
Obs: A webinar será em português e espanhol, na língua dos palestrantes. Não haverá tradução.
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa
Fotos: Reprodução/Pixabay