Estamos de volta com a nossa Coluna sobre vinhos brasileiros e primeiramente desejamos a todos os nossos leitores um Feliz ano de 2021, que nesse ano as nossas vidas retornem ao normal e que possamos apreciar e brindar juntos em comemoração aos nossos sucessos e vitórias!!!
Voltamos em um momento especial, pois estamos em plena época de vindima. A vindima é a colheita das uvas e engloba o período entre a colheita e o início da produção do vinho.
Nas regiões viticultoras, com exceção das regiões do Terroir de Inverno, ocorre durante os três primeiros meses do ano, a rotina gira em torno dos vinhedos, acompanhando a maturação das uvas, cada uma em seu tempo exato de colheita, um trabalho que envolve engenheiros agrônomos, enólogos e equipe técnica e geram diversas oportunidades de empregos temporários, as contratações começaram ainda em dezembro, mas é no mês de fevereiro, alta da vindima, que se intensificam.
Safra de excelência
A expectativa para essa safra e de excelência, aliás temos tido uma sequência de safras excepcionais 2018 e 2020 foram históricas e 2021 não deve ficar para traz.
São uma conjuntura de fatores que combinam o cenário até aqui, no qual o pequeno período de estiagem para os vinhedos foi amenizado pelas chuvas no início de dezembro, com a previsão climática de índice pluviométrico menor para os meses de janeiro e fevereiro, a ocorrência do fenômeno La Niña, que reduz os níveis de chuvas, favorece a maturação das uvas e permite que a colheita seja realizada no ponto de maturação ideal.
A Vindima e uma verdadeira festa e além das oportunidades de empregos fomenta o turismo.
Diversas vinícolas realizam uma programação especial para esse período oferecendo pacotes que vão desde a colheita das uvas, visita e palestras sobre os processos da elaboração dos vinhos, degustações guiadas e piquenique entre os vinhedos.
Claro que devido ao cenário atual todas as medidas de distanciamento e sanitárias são observadas para que os enoturistas aproveitem esse momento especial em segurança.