Você sabia que o grão amaranto é cultivado há mais de 8.000 anos, sendo um cereal sem glúten muito procurado nos dias de hoje

O amaranto tem sido cultivado como grão, por cerca de 8.000 anos é classificado como pseudocereal. É um alimento rico em amido, como os cereais, sementes, mas não é da mesma família dos cereais, como o trigo e o arroz.

Encontramos no amaranto a fibra dietética, gorduras, proteínas, vitaminas (tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantotênico, vitamina B6, ácido fólico), minerais (cálcio, ferro, magnésio, manganês, fósforo, potássio, zinco) e muita energia para nosso organismo.

O amaranto é encontrado em forma de óleo, farinha, sementes e flocos.

 

Foi um alimento básico dos Astecas e parte integrante das cerimônias religiosas dos Astecas. O cultivo foi banido pelos conquistadores com a conquista da nação Asteca. A planta crescia como erva daninha.

Na década de 1970 nos Estados Unidos, alguns milhares de hectares foram cultivados. O grão também é cultivado no México, onde é usado para fazer o doce chamado “alegría”, alegria em espanhol.

 

O grão de amaranto também pode ser cultivado para a extração do óleo do grão, o óleo de amaranto, um óleo de semente extraído sob pressão.

O amaranto é um cereal sem glúten, ajuda a reduzir o colesterol e indicado para os celíacos, sendo muito procurado por quem se alimenta saudavelmente e procura por alimentos funcionais.

Encontramos o amaranto em flocos, farinha ou sementes, sendo a farinha utilizada para fazer bolos, panquecas, pães. Os flocos e as sementes podem ser usados nagranola.

Podemos usar nas frutas, vitaminas, sucos, iogurtes, farofas, biscoitos, sendo encontrado nas lojas de produtos naturais.

Os flocos de amaranto são mais ricos nutricionalmente do que qualquer outro cereal como o arroz, o milho, o trigo ou o centeio e pode ser um excelente suplemento para adicionar nas receitas.

O amaranto também é considerado uma rica fonte de proteína vegetal.

Pode ser consumido de diversas maneiras. Adicionado nas saladas ou cozidos e consumido em substituição ao arroz e o feijão ou adicionado em sopas. Também pode ser preparado como uma pipoca, coloque uma colher de óleo em uma panela, uma colher de sopa de grão de amarantos e faça sua pipoca.

Não é indicado para pessoas com diabetes, porque possui alto índice glicêmico.

Os Estados Unidos são o maior produtor de amaranto do mundo.

Benefícios do amaranto em sua saúde

– Reforça o sistema imunológico

– Combate ao câncer

– Ajuda na recuperação muscular

– Combate a osteoporose

-Auxilia no emagrecimento

– Controla a pressão arterial e o colesterol

 

BOLO DE BANANA E AMARANTO – Sem glúten

Ingredientes

          

– 3 bananas

– 2 ovos

– ½ xícara de óleo

– 1 xícara de amaranto em flocos

– ½ xícara de adoçante

– ½ xícara de castanha-do-pará triturada

– 2 colheres (sopa) de fermento em pó

– 4 colheres (sopa) de uvas passas

– 1 colher de canela em pó, a gosto

Bater no liquidificador as bananas, os ovos e o óleo. Misture o amaranto em flocos, o adoçante, as castanhas e a canela, por último o fermento e as uvas passas.

Untar uma forma, coloque a massa e leve ao forno 200ºC por 40 minutos.

 

 

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *