Me vi no meio de uma crise de ansiedade, na qual ela aparece do nada e em qualquer lugar, quando vimos já estamos chorando, o coração fica apertadinho, começamos a ficar saudosos das pessoas que amamos. Você caminha de um lado para o outro, falta o ar, como se a garganta fechasse e trancasse o nosso nariz, o ar não consegue passar…. Vamos abrir uma janela ou ir para a sacada porque assim parece que o ar vai conseguir entrar dentro de nós e respiraremos melhor. Seguimos inquietos, sensação de que vamos morrer sem o ar, bate um desespero enorme e o choro não para nunca, daí precisamos chorar tudo o que tem pra chorar para que tudo passe. O ambiente que estamos fica menor, como se tivesse nos sufocando as paredes, dá vontade de sair rua a fora, mas não temos forças para isso.
Muitas pessoas costumam dizer que uma crise de ansiedade ou de pânico é uma frescura ou que é coisa da nossa cabeça. Pois, a crise surge do nada, como se fosse um furacão dentro da gente, fica tudo incontrolável, nos deixa tristes e abalados, ela chega com tudo, como se fosse nos destruir naquele momento. Vamos nos acalmando, respirando, tentando desviar o nosso pensamento para que ela passe logo e nos deixe em paz, mas é algo que não podemos controlar porque não sabemos o porquê dela aparecer.
Uma crise de ansiedade é um momento difícil que muitas pessoas passam, e sempre tem alguém que diz “isso é coisa da sua cabeça” ou “isso não é nada”, assim como tem aqueles que nem dão atenção a uma pessoa que está passando por essa turbulência incontrolável e a pessoa que fala assim, só piora as coisas naquele momento.
Se você se sente assim procure um médico, um psicólogo, um terapeuta, um amigo, um familiar, até mesmo alguém que você nem conheça, lute contra a ansiedade, não é fácil passar por isso. Tente ficar forte e se acalmar aos poucos em meio de uma crise, sabemos que o coração dispara e a nossa pressão arterial deve subir nessa hora, veja se consegue falar com Deus nesse momento para que você tenha um conforto a mais, pois a crise aparece depois de dias estressantes, tristezas, melancolias, perdas e medos, ela não chega sozinha na nossa mente e corpo. Bom ir também, conversar com pessoas que te colocam pra cima e que te dizem coisas boas e confortantes, saia de perto dos que te colocam pra baixo ou te fazem mal. Ir num centro espírita, igreja ou templo, às vezes, te deixam mais forte.
Com a pandemia aumentou muito o número de pessoas com crise de ansiedade no mundo todo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2019, 10% da população convive com o transtorno e o Brasil tem o maior número de pessoas com a doença no mundo.
A ansiedade é uma reação que a pessoa experimenta diante de algumas situações do dia a dia, como falar em público, expectativa para datas importantes, entrevistas de emprego, véspera de provas, exames de saúde, tristeza, decepções com a vida e outras, e muitas vezes nem sabemos o motivo.
Algumas pessoas vivenciam esta reação de forma mais freqüente e intensa, que pode ser considerada patológica e comprometer a saúde emocional.
Cuide-se sempre, fique perto de pessoas que te deixam feliz e te compreendam, se afaste de quem te faz mal emocionalmente, lembre sempre que você é muito importante.