Você sabe a procedência daquela bucha vegetal (esponja) que usamos para tomar banho? Sabia que ela também é comestível
Márcia Ximenes Nunes
A bucha vegetal é uma trepadeira, seu formato é semelhante ao pepino, geralmente são de 45 centímetros, algumas variedades podem atingir 1,2 metros. Ela é nativa das regiões tropicais do chamado “Velho Mundo”.
Uma planta subespontânea também cultivada em várias regiões tropicais por seus usos medicinais, brotos e frutos verdes comestíveis.
A bucha vegetal verde é um legume que pode ser refogado com carne ou outros legumes, muito deliciosa e possui um gosto adocicado.
A bucha comestível chegou ao Brasil pelas mãos dos imigrantes asiáticos: China, Filipinas e Tailândia.
Podemos colocar suas sementes no sol ou no forno para secá-las e comermos como petiscos.
É cultivada especialmente pelas fibras do fruto seco, que são usadas principalmente como esfregão de banho, podendo ser usada como palmilha e bucha de carga para tiro, entre outras maneiras.
Dependendo da região é conhecida por vários nomes: bucha-dos-paulistas, bucha-dos-pescadores, bucha-de-cerca, bucha-de-parreira, esfregão e outros tantos nomes.
Por ser uma fruta, a bucha vegetal é mais sustentável do que as esponjas de poliuretano (plástico derivado do petróleo), se biodegrada facilmente e pode ser reciclada em casa por meio da compostagem seca, a compostagem úmida com minhocas não é recomendada, pois o detergente ou sabão pode ser tóxico para elas.
Quando usamos a bucha vegetal estamos incentivando os pequenos agricultores que produzem a planta e preserva o uso dos materiais plásticos.