Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Você já ouviu falar em JAPAMALA, saiba o significado deste terço de meditação

Japamala é um terço de meditação usado na Yoga para a contagem de respirações ou, principalmente, mantras nas práticas de meditação. Em sânscrito, “japa’ significa repetição e “mala” quer dizer colar de contas.

É um acessório de uso pessoal, porque carrega a energia de quem o utiliza e também dos mantras entoados com ele. Também é usado como um talismã ou guardião, que protege a pessoa que usa e o ambiente onde o colar estiver.

Muito útil para quem pratica os mantras, porque evita distrações e ajuda a mente  a focar no mantra.

O japamala é usado na mão direita, considerada na Índia a mão sagrada. A posição da mão lembra a postura da mão que fazemos um cumprimento de aperto de mão. Com a mão direita deitada, separe um pouco o dedo indicador e posicione o japamala sobre o dedo médio. O dedo INDICADOR simboliza o nosso EGO e, por essa razão não deve encostar no japamala. Têm tradicionalmente 108 contas, os textos sagrados sugerem que sejam feitas 108 repetições do mesmo mantra.

 

 

Segundo a tradição deve ser feito com contas de madeira, sementes ou pedras, o cordão deve ser de algodão, um japamala verdadeiro não leva materiais plásticos ou sintéticos como miçangas e cordão de silicone.

Possui três pontes:

– CONTAS – 108 contas para te auxiliar na repetição

– MERU – Simboliza o divino e que você completou o ciclo e está mais perto da elevação espiritual.

– TASSEL – Representa nossa conexão com o divino e funciona como um chuveiro que limpa e filtra toda a energia negativa.

 

Ele pode ser usado como amuleto de proteção, no pescoço como colar, no pulso como pulseira, ou nas mãos para auxiliar na meditação.

MANTRAS – São palavras em sânscrito que ao serem traduzidas tem uma conotação de oração ao nome de Deus. Essas palavras carregam uma fonte de energia superior, que atua em todos os nossos campos sutis e físicos. Essas palavras mágicas vieram das escrituras sagradas muito antigas como os Vedas e Upanishads, mas que foram passadas oralmente por seus ancestrais.

Alguns mantras:

MAN = mente

TRA = liberação

– OM MANI PAD ME HUM – Mantra tibetano da compaixão

– OM NAMAH SHIVAYA – Mantra para Shiva – purificação

– OM GANAPATAYE NAMAHA – Mantra para Ganesha – prosperidade e sucesso

 

 

 

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Sair da versão mobile