O matcha é muito usado no Ocidente e já está fazendo parte do dia a dia de muitas pessoas que buscam mais saúde. O matcha foi criado acidentalmente durante a dinastia Tang chinesa (618-907 d.C) e consagrado anos depois como um importante elemento de rituais budistas japoneses.
É um pó concentrado de Camellia Sinensis, a mesma espécie que dá origem ao chá branco, verde, preto e vermelho, a diferença está no cultivo e na colheita.
A planta fica cerca de 90% do tempo longe do sol, esse procedimento desacelera o seu crescimento e estimula o aumento dos níveis de clorofila, aminoácidos e nutrientes. Apenas os melhores brotos são colhidos à mão, vaporizados, secos e moídos. Essas etapas são responsáveis por manter o chá com uma alta concentração de substâncias benéficas e sem oxidação, com coloração forte e vibrante.
Então, podemos dizer que o matcha é um chá verde com características muito diferentes dos demais chás em folhas: trata-se de um chá verde moído, que se converte em um pó muito fino.
O consumo desse chá promove a saúde do nosso organismo, encontrado na forma de pó ou em saquinhos de chá.