Ícone do site Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Vitória Histórica de Fernanda Torres no Globo de Ouro

No último domingo (05/25), no Beverly Hilton Hotel, em Los Angeles, aconteceu o prestigiado Globo de Ouro, onde a atriz Fernanda Torres se tornou a primeira brasileira a conquistar o prêmio na categoria de Melhor Atriz. A vitória veio por sua atuação no filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, uma produção nacional de 2024.

 

Ainda Estou Aqui foi indicado a duas categorias: Melhor Filme de Língua Não Inglesa e Melhor Atriz em Filme de Drama, representado pela atuação de Fernanda Torres. O longa é baseado na autobiografia homônima de Marcelo Rubens Paiva e foi amplamente elogiado pela crítica, conquistando diversas indicações e prêmios, incluindo a Osella de Ouro de Melhor Roteiro no Festival de Veneza.

 

Apesar das apostas baixas para a vitória da atriz, Fernanda Torres surpreendeu e foi consagrada na noite de premiação. Em entrevista, ela fez referência à trajetória de sua mãe, Fernanda Montenegro, no Oscar:

 

“O Oscar é muito importante por várias razões, mas não é a medida de tudo. Quando um ator brasileiro, falando português, é nomeado, ele já venceu. Pode estourar champanhe.”

 

Fernanda Torres venceu concorrendo com grandes nomes de Hollywood, como Nicole Kidman (Babygirl), Angelina Jolie (Maria), Kate Winslet (Lee) e Pamela Anderson (The Last Showgirl). Agora, há grande expectativa para uma possível indicação da atriz ao Oscar.

 

 

Sinopse do Filme

A história retrata Eunice Paiva (interpretada por Fernanda Torres e Fernanda Montenegro em diferentes fases da vida), uma advogada que se torna ativista política após o desaparecimento de seu marido, Rubens Paiva (Selton Mello), durante a ditadura militar brasileira. A trama se passa no Rio de Janeiro, em 1971, onde Rubens Paiva retorna ao Brasil com Eunice e seus cinco filhos. Após a prisão de Rubens, Eunice também é detida junto com uma de suas filhas, transformando sua vida para sempre.

 

Biografia de Fernanda Torres

Fernanda Torres é atriz, diretora e roteirista brasileira, nascida em 15 de setembro de 1965, no Rio de Janeiro. Filha dos atores Fernando Torres e Fernanda Montenegro, iniciou sua carreira artística aos 15 anos no teatro. Casada com o ator e diretor Andrucha Waddington, com quem tem duas filhas, Fernanda é reconhecida por sua elegância, talento e contribuições significativas à cultura brasileira.

 

Carreira

1. Televisão: Estreou na TV em 1981 na novela ‘Baila Comigo’. Atuou em outras produções como ‘Selva de Pedra’ (1986), ‘Brega e Chique’ (1987), ‘Rainha da Sucata’ (1990) e ‘Quatro por Quatro’ (1994).

2. Cinema: Iniciou sua trajetória no cinema com ‘Inocência’ (1983). Destaques incluem ‘Eu Sei Que Vou Te Amar’ (1986), ‘A Grande Arte’ (1991), ‘O Quatrilho’ (1995) e Gêmeas’ (1999).

3. Direção e Roteiro: Dirigiu e roteirizou ‘Gêmeas’ (1999) e ‘O Reduto’ (2004).

4. Prêmios e Indicações: Venceu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes (1986) por ‘Eu Sei Que Vou Te Amar’. Em 2025, conquistou o Globo de Ouro por ‘Ainda Estou Aqui’ e é cotada para uma indicação ao Oscar.

 

Texto: Ryan Jatahy

Fotos: O Globo

Sair da versão mobile