Olivian Julia Souza Farias, Gabriel Gomes de Castro e Thiago André Piedade Campo tem que buscar soluções e propostas inovadoras para alcançar protagonismo no setor agropecuário
A técnica em Agropecuária, Olivian Julia Souza Farias de 24 anos se inscreveu no programa CNA Jovem, como uma distração durante a Pandemia, mas sempre procurou se dedicar a todas as atividades. Prova disso é que foi classificada para a segunda etapa do programa entre 3.742 jovens inscritos.
Olivian e nascida e residente em Parintins. Também é Licenciada em Ciências Biológicas e especialista em Educação Especial e Inclusiva. Ela conheceu do programa pelo Julião Guimarães, ex colega do curso de Técnico em Agropecuária quem enviou para ela o edital.
Atualmente está iniciando um empreendimento com criatório de aves caipiras chamado de Caipycria. Contou “o programa ultrapassou minhas expectativas pois foram meses árduos de muito trabalhos, mas que foram essenciais para lapidar meu propósito pessoal, profissional e social que é: Contribuir para o crescimento do agro por meio de práticas sustentáveis e nada melhor que receber o incentivo de um programa tão rico em informação que é o CNA Jovem”.
Ela deseja executar e contribuir para o crescimento do agro no Estado do Amazonas, por meio de técnicas sustentáveis. A área de foco escolhida por ela no programa foi a Empresarial. “E que a minha trajetória sirva de inspiração para as outras pessoas, especialmente os nossos jovens”, disse.
Foco no Político
O Amazonas tem três finalistas classificados para a segunda etapa do Programa CNA Jovem que trabalha pelo desenvolvimento de novas lideranças no agro. Após a etapa remota do programa que aconteceu em formato de oficinas digitais, totalizando cinco meses de transmissão de conhecimentos, aprendizados, experiências e conexões marcantes, também foi escolhido Gabriel Gomes de Castro, de 24 anos, nascido e residente em Borba.
Gabriel assim como a Olivian também resultou vencedor na lista dos 80 aprovados de todo o País.
Ele é licenciado em Letras – Língua Portuguesa e atua na Secretaria Municipal de Educação em Borba/Am. Também tem vínculo com o setor rural por ser filho de produtor assistido pelo Programa de ATeG.
Para Gabriel o programa CNA Jovem é “uma grande oportunidade para a juventude alcançar maior protagonismo no setor primário que fomenta a liderança empreendedora e nos desafia a produzir iniciativas inovadoras para os problemas que enfrentamos no Agro”.
A expectativa dele com sua participação no programa é de buscar melhorias para os agricultores no Amazonas, naquilo que eles mais precisam, com espírito empreendedor diante dos desafios complexos que enfrentam.
Área de foco escolhida pelo Gabriel no programa é Político e explicou “daqui a alguns anos, pretendo auxiliar a minha família a ter mais rentabilidade no gerenciamento da propriedade que possuímos, assim como também contribuir os demais agricultores da minha região”.
Ligado a área educacional
O CNA Jovem está focado na liderança empreendedora e desafia os participantes a buscar soluções e propostas inovadoras para alcançar maior protagonismo no setor agropecuário. O terceiro representante do Amazonas finalista classificado na segunda etapa do programa é Thiago André Piedade Campos de 23 anos, nascido em Parintins e estuda atualmente em Itacoatiara.
Thiago é técnico em Agropecuária e graduando em Agronomia. Decidiu participar no CNA Jovem por ser um programa que forma novos líderes do agro e viu uma oportunidade de aperfeiçoamento dos seus conhecimentos.
Área de foco escolhida por ele no programa foi a Educacional e sua expectativa é “adquirir, compartilhar e aperfeiçoar meus conhecimentos do setor, assim sendo capaz de me tornar um líder mais capacitado para diversas situações e trocar contato com diversos profissionais do Brasil”.
Daqui a 5 anos ele espera ter terminado a graduação o mestrado e estar ingressando em um doutorado.
Texto Dulce Maria Rodriguez
Fotos: Divulgação