Vamos conhecer algumas plantas que são repelentes e vão nos ajudar a espantar o mosquito da dengue
Márcia Ximenes Nunes
Existem muitas plantas que afastam o Zika, a Dengue e a Chikungunya, porque elas possuem óleos naturais que são repelentes naturais que afastam mosquitos, traças, moscas e pulgas.
A Dengue é uma doença viral, transmitida por mosquitos que ocorre em áreas tropicais e subtropicais. Assemelha-se com uma gripe forte, mas pode levar a óbito. O vírus é transmitido pela picada da fêmea do Aedes Aegypti, que é um mosquito com hábitos diurnos que se multiplica em depósitos de água parada acumulada nos quintais e dentro de casa.
Existem quatro tipos diferentes desse vírus: os sorotipos 1, 2, 3 e 4, todos podem causar as diferentes formas da doença.
Sintomas de Dengue:
– Febre alta
– Erupções cutâneas
– Dores musculares e nas juntas
– Dor atrás dos olhos
– Vermelhidão no corpo
– Coceiras
– Hemorragia (casos graves)
Devemos aproveitar os benefícios dessas plantas repelentes e colocarmos dentro e fora de nossas casas, não esquecendo sempre de usar os repelentes das farmácias. Essas plantas ajudam a afastar esses mosquitos, são elas:
– Sarracenía
– Crisântemo
– Alfazema
– Manjericão
– Hortelã
– Tomilho
– Sálvia
– Capim-limão
– Citronela
– Lavanda
– Alecrim
– Cravo da índia
– Eucalipto e muitas outras plantas
CITRONELA
Uma planta com aroma forte e repele os mosquitos a sua volta. Pode ser plantada em vasos e jardins, comenta-se que ela também repele os gatos de hortas e canteiros.
MANJERICÃO
Também chamado de basílico, é um repelente natural de moscas e mosquitos, pode ser usada como tempero na culinária.
CAPIM-LIMÃO
Chamado de capim-cidreira ou capim-santo, uma planta que pode ser usada como repelente de mosquitos, basta pegar algumas folhas e amassar, assim vai ser liberado o óleo essencial da planta que funciona como repelente natural.