Tendo como vocação estratégica a defesa da soberania nacional e ajudar no combate aos ilícitos transfronteiriços e ambientais e, principalmente, colaborar na proteção dos nossos povos tradicionais e dos amazônidas, a 16ª Brigada de Infantaria de Selva realizou operações significativas, em 2024, na Terra Indígena Vale do Javari (TIVJ), a segunda maior do Brasil e contendo a maior concentração de povos isolados do mundo.
Com resultados expressivos, em 246 dias de operação, no ano passado, foram realizados 45 reconhecimentos na faixa de fronteira (REFRON) e percorridos cerca de 10.352 km de rios navegados em toda a região do Javari.
As ações da Brigada das Missões, “que nunca para”, resultaram na revista de 2.339 pessoas e inspeção de 1.327 embarcações/veículos, nas principais vias fluviais e cidades, como Benjamin Constant e Atalaia do Norte.
Além disso, foram apreendidos, em ações integradas e singulares, cerca de 3.084 kg de carne de caça e pesca ilegais, 4.203 kg de entorpecentes, 739 munições de caça, 9.596 ovos de quelônios, com 43 quelônios devolvidos à natureza, entre outros feitos.
No campo humanitário, as ações cívico-sociais (ACISO) beneficiaram diretamente 3.009 ribeirinhos e 1.931 indígenas, reafirmando o compromisso da Brigada com a promoção do bem-estar social dos povos e população local.
Essas atividades destacam o papel da Brigada das Missões na proteção e preservação do meio ambiente, no cuidado com os povos originários, na manutenção da segurança e da ordem, além da presença constante do Estado em áreas isoladas, numa das regiões mais desafiadoras da Amazônia Ocidental.
Fonte: 16° Brigada de Infantaria na Selva