O combate ao novo coronavírus continua, dessa vez com a distribuição das vacinas para os grupos prioritários. Entre eles estão as comunidades indígenas, que são mais vulneráveis aos impactos ocasionados pela doença.
Nesta semana, aeronaves do Exército apoiaram os DSEIs Alto Juruá, Rio Negro, Alto Solimões e Alto Javari, enquanto aeronaves da Força Aérea transportaram material e pessoal de saúde da SESAI (Secretaria Especial de Saúde Indígena) para vacinação para os DSEIs Yanomami, Médio Solimões e Médio Purus.
“A vacinação indígena é de responsabilidade da SESAI, mas as Forças Armadas apoiam o órgão, especialmente para chegar em aldeias distantes e de difícil acesso”, explicou o General Manoel Pafiadache, da Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa.
Marinha, Exército e Aeronáutica empregam seus meios – helicópteros, embarcações e caminhões – para deslocamento de vacinas e pessoal de saúde da SESAI. Os DSEIs localizam-se nas áreas de abrangência de três Comandos Conjuntos da Operação Covid-19.
Imagens e informações: Divulgação-SBCM e Ministério da Defesa