Uma mulher gaúcha na Presidência do MTG – Movimento Tradicionalista Gaúcho, onde o Alegrete sediará o 72º Congresso Tradicionalista

Trechos da poesia ALELUIA de Lauro Rodrigues, uma das poesias que a Ilva mais gosta de declamar.

…”Velho pampa lendário de outros anos

onde se erguem lúgubres taperas,

tripudiando quais flâmulas de luto,

nessas tardes de junho, ao sol poente,

parece-me que sinto o que tu sentes

quando o silêncio de teu campo escuto…”

Temos uma mulher presidindo o Movimento Tradicionalista Gaúcho o movimento mais intenso e com muitas raízes do mundo todo.

O nome da presidente do MTG é Ilva Maria Borba Goulart, esse órgão que leva  o tradicionalismo gaúcho em todos os cantos do Rio Grande do Sul, para outros estados e alguns países também tem essa força da tradição gaúcha.

…”Pois, pressinto na fome de meu filho             

que um vulcão de revolta aclara o trilho

por onde segue a procissão do país…

Desperta o Rio Grande! Chama o Brasil

antes que a voz da boca de um fuzil

não lhe consista despertar jamais…

 

 

Ilva é do Alegrete, onde foi prenda de entidade tradicionalista assim como prenda da 4ª RT e do RS também, exímia declamadora, dançou na invernada do Grupo Nativista Ibirapuitã por anos, coordenadora da 4ª Região Tradicionalista por 13 anos, faz jus a esse cargo por ser uma mulher gaúcha, com fibra, coragem e muita sabedoria no quesito tradição, sempre estudou e acompanhou as tradições desse pago, na qual tem participação no livro de Indumentárias Gaúchas.

As mulheres crescem cada vez mais dentro da sociedade e não podia ser diferente dentro das entidades tradicionalistas.

 

Hoje Alegrete vai sediar a Assembléia Geral das Entidades Tradicionalistas do Rio Grande do Sul. O 72º Congresso já possui mais de 1.100 inscritos que virão de vários municípios do RS e de outros estados. Um evento do MTG juntamente com a prefeitura municipal de Alegrete e o Centro Farroupilha de Tradições Gaúchas.

O tradicionalismo é conhecido como conservadorismo clássico, uma filosofia política que coloca a tradição como critério e regra de decisão, um conjunto de hábitos e tendências que procuram manter uma sociedade no equilíbrio das forças que lhe deram origem. Conservar as tradições desde o início de tudo como: o chimarrão, churrasco, músicas gaúchas, chula, declamação, gaita, trovas, provas campeiras, doces caseiros, comidas típicas, uso da indumentária, invernadas de danças, CTGs, piquetes, cavalo crioulo, prendas, peões, tudo o que deu origem as tradições do gaúcho, é preservar tudo isso e passar adiante esses ensinamentos para os filhos e netos, de geração em geração.

                                                                                                                                                                       

…”E, então, o marco de uma nova era,

Surgirá num ermo da tapera                 

Substituindo o pedestal de imbuia,

Para que o povo todo num só grito,

Possa bradar da Terra ao infinito.

Aleluia! Aleluia! Aleluia!…

 

Escritora

Márcia Ximenes Nunes

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *