A principal reivindicação é a ampliação da fábrica de gelo que é insuficiente para atender os pescadores de Nova Olinda do Norte, Itacoatiara, Parintins, Maués e alguns vindos da região do Pará
Representantes da Unidade Integrada de Articulação às Comunidades (Uiac) e Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), visitou municípios situados na calha do Rio Madeira para discutir políticas públicas de incentivo à pesca no estado. A comitiva reuniu pescadores em Nova Olinda do Norte e no distrito de Foz do Canumã, na cidade de Borba.
“Estivemos reunidos com cerca de 50 pescadores em frente à sede da Associação Comunitária Agroextrativista de Canumã (Ascomac). As principais reivindicações são a ampliação da fábrica de gelo e a construção do entreposto de pescado. A fábrica atual produz 6 toneladas, o que é insuficiente para atender os pescadores, uma vez que, além dos pescadores locais, usufruem os de Nova Olinda do Norte, Itacoatiara, Parintins, Maués e alguns vindos da região do Pará”, explica o subcoordenador da UIAC, Marcello Amorim.
Com 4 mil habitantes, a comunidade Foz do Canumã apresenta como fonte de renda principal as atividades no setor primário, como a agricultura e a pecuária. Um dos peixes amazônicos cultivados na comunidade, o jaraqui, já é reconhecido em todo o Amazonas e possui até uma festa tradicionalmente realizada na região.
Amorim, destaca que o distrito reúne as condições necessárias para se tornar município, inclusive no setor econômico. Essa foi uma das pautas apresentadas pelos trabalhadores locais.
Nova Olinda
Em Nova Olinda do norte, a 138 quilômetros de Manaus, a comitiva do Governo do Amazonas reuniu cerca de 217 pescadores do município, no último dia 15. A reunião foi presidida pela Federação dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura do Amazonas (Fetape-Am) e contou com a participação de representantes do Sindicato dos Pescadores no Estado do Amazonas (Sindpesca), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).
“Uma reunião muito importante para os pescadores do Amazonas e também para o Sistema Sepror. Tivemos mais de 215 pescadores presentes para tratar das ações do Governo do Estado em prol dessa classe, que é uma classe que precisa ser olhada com bons olhos e o atual governador está fazendo isso. Durante o encontro, nós ressaltamos o que a Sepror está fazendo e também observamos as demandas dos pescadores como a questão das carteiras de pescador”, comenta Ivo da Rocha Calado, engenheiro de pesca da Sepror.
Texto com informação da Assessoria
Fotos: Divulgação