O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse nesta 6ª feira (17.fev.2023) que é “óbvio” que o país não é a última parada do líder russo Vladimir Putin. Para ele, o russo vai continuar o movimento até o fim.
O líder ucraniano discursou por videoconferência na 59ª Conferência de Segurança de Munique.
“Ele [Putin] vai continuar seu movimento até o fim… incluindo todos os outros Estados que em algum momento fizeram parte do bloco soviético”, disse Zelensky. Ele diz que o presidente da Rússia iria continuar a avançar sobre outros ex-países soviéticos e que, enquanto o Ocidente estava discutindo o fornecimento de tanques para a Ucrânia, Putin estava pensando em maneiras de “estrangular” a Moldávia, que fica ao oeste da Ucrânia. Zelensky ainda afirmou que “ano que vem [2024], vamos nos reunir aqui em Munique para a conferência do pós-guerra, por uma Europa livre e um mundo livre”.
MACRON & UCRÂNIA
O presidente francês, Emmanuel Macron, também discursou no evento e disse que não pode haver paz na Ucrânia até que a Rússia seja derrotada. “A hora do diálogo ainda não chegou, porque a Rússia escolheu a guerra. A Rússia escolheu atacar a infraestrutura civil e cometer crimes de guerra”, disse Macron. O líder francês também disse que a Rússia está condenada a “uma derrota no futuro”. Macron afirmou ainda que quer organizar uma conferência sobre a defesa europeia, devido ao conflito entre Rússia e Ucrânia.
Poder 360*