Tropas da 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª Bda Inf Sl) participam do ciclo bianual

O Combined Operation and Rotation Exercise (CORE), é um exercício militar resultado do programa de cooperação, assinado entre Brasil e Estados Unidos, que estipula exercícios bilaterais anuais até o ano de 2028 alternando o local da realização do exercício a cada ano.

As tropas da 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª Bda Inf Sl) participam do ciclo bianual que teve inicio no ano de 2023 com a execução do exercício nas cidades de Macapá e Clevelândia do Norte com a presença de militares do Exército norte americano. No ano de 2024 uma Força Tarefa (FT) composta por aproximadamente 200 militares da 23ª Bda Inf Sl, incluindo uma companhia de fuzileiros de selva do 52º Batalhão de Infantaria de Selva e militares de apoio de todas as funções de combate será enviada aos Estados Unidos no mês de agosto para participar do mesmo exercício.

O ciclo de preparação da 23ª Bda Inf Sl teve a duração de aproximadamente 2 anos onde foram desenvolvidas uma série de operações denominadas Operações MUNDURUKU. Foram nove operações com o objetivo de atingir o nível máximo de adestramento e prontidão em todos os níveis agregando capacidades como operações aeromóveis, operações em áreas edificadas, operações ofensivas, defesa contra agentes químicos, biológicos, radiológicos e nucleares culminando com um exercício de tiro real onde foram empregados todos os módulos de apoio e tiro de todo armamento orgânico desta Força Tarefa.

A FT CORE encontra-se em fase final de preparação realizando os últimos ajustes necessários para o Embarque para os EUA que será no dia 4 de agosto após uma formatura e um apronto operacional na cidade de Belém, presidida pelo Comandante Militar do Norte.

*com informações da assesssoria

Post Author: Bruna Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *