Estourar a garrafa de champagne na virada do ano é uma tradição que muitas famílias seguem, porém poucas pessoas sabem como esse costume surgiu.
O Réveillon é um evento repleto de tradições. Um dos costumes presentes na casa de muitas famílias no mundo inteiro é o brinde com o vinho espumante, popularmente conhecido como champagne.
O estouro da garrafa, além da tradição no réveillon, serve também para comemorar vitórias e conquistas. Não se sabe ao certo quando tal costume teve início. Entretanto, o vinho espumante foi criado apenas no século XVI e foi desenvolvido durante dois séculos até chegar na versão mais próxima da bebida que conhecemos.
Ao contrário do que muitos falam, os primeiros champagnes não eram produzidos na França, mas sim na Inglaterra. Os ingleses tinha a tecnologia e o conhecimento para a produção de garrafas de vidros resistentes que aguentavam a pressão do CO2 durante a fermentação da bebida.
No final de ano, a venda da bebida dispara e os consumidores compram, antecipadamente, para garantir a sua garrafa.
A HortiFruit Frutas do Rancho, que contém uma adega de variados vinhos em sua loja também estão fazendo as entregas das bebidas através do delivery. As garrafas estão custando entre R$70 à R$105 garantindo o conforto e agilidade durante a entrega.
A proprietária do estabelecimento, Maria Auxiliadora, contou que “nesse final de ano, os clientes sempre passam para analisar os preços dos vinhos do local e compram para comemorarem o réveillon”.
Seguindo a tradição, a artista de quadros, Thais Muriel, comemora toda virada de ano com uma taça de champagne na mão, mas além do réveillon, ela costuma consumir a bebida para relaxar e passar o tempo.
“Eu gosto de beber vinho, de vez em quando, para eu relaxar e conseguir desenhar meus quadros em paz. Mas também adoro um champagne no réveillon com a minha família. Pois é um momento único de brindarmos mais um ano que se passou e agradecer a pela saúde e união familiar que é o mais importante” disse a artista.
O ano atípico de 2020 está chegando ao fim. Ano difícil, cheio de supresas e emoções. Quem chegou ao final deste ciclo com saúde, já tem motivo suficiente para celebrar a virada com o tradicional brinde em família de champagne. Feliz Ano Novo!
Texto: Waite Procópio