Todas as flores também fazem parte do agronegócio, sendo que as comestíveis já fazem parte da culinária dos brasileiros
Márcia Ximenes Nunes
As flores comestíveis podem ser consumidas com segurança, como vegetais, como parte principal de uma refeição ou podem ser usadas como ervas. As flores fazem parte de muitas cozinhas regionais, incluindo a cozinha asiática, europeia e do Oriente Médio.
As flores comestíveis ganharam sua popularidade, como ingrediente criativo e inovador dentro do mundo culinário, que é muito vasto e maravilhoso, com suas cores, seus sabores e suas texturas, onde são adicionados aos pratos fornecendo aroma e decoração.
As flores podem ser adicionadas como parte de um prato principal ou em saladas. Também podem ser adicionadas em bebidas como tisanas e vinhos, em frutas de conserva, vinagres, marinadas e molhos. Você pode usar toda a sua criatividade e inovar seus pratos.
Porém, as flores devem ser frescas e colhidas no início do dia. O sabor e a cor do néctar variam amplamente entre as diferentes espécies de flores, consequentemente o mel pode variar em cor e sabor dependendo da espécie de flor. Muitas flores podem ser comidas inteiras, algumas tem partes amargas.
Muitos alimentos são tipos de flores ou são derivados de partes de flores. O tempero açafrão consiste nos estigmas e estilos coletados do interior de um tipo de flor de açafrão. Brócolis, alcachofra e alcaparras são tecnicamente botões de flores, embora sejam formas imaturas.
A flor possui um sabor suave e levemente adocicado, essa delicada flor pode ser utilizada em saladas de frutas, bebidas e sopas. Ela é ótima para decorar pratos.
LAVANDA
Muito usada na preparação de chás e bebidas, a flor tem seu uso bastante associado a sobremesas. Seu sabor e aroma são bastante específicos, com um leve toque cítrico. Suas flores secas e seu óleo essencial são bastantes populares, principalmente na perfumaria.
ACÁCIA BRANCA
Com um alto nível de nutrientes, toda a planta pode ser consumida, possui muitos nutrientes, aminoácidos e vitaminas. O sabor de seu óleo é doce e suas folhas podem ser usadas em sopas, refogados e chás.
DENTE-DE-LEÃO
Possui alto valor nutritivo, as flores apresentam altos níveis de polifenóis e antioxidantes, possuindo propriedades anti-inflamatórias e antiangiogênicas.