Antigamente quando visitávamos os nossos avós a gente vivia na natureza. Eles tinham sítios e suas casas na cidade tinham pátios imensos e arvoredos enormes, são lembranças doces da nossa infância. Nós subíamos nas árvores e comíamos a fruta no pé da árvore, tudo era muito saudável e natural. Os pátios tinham laranjeiras, bergamoteiras, pitangueiras, amoreiras, limoeiros e pessegueiros lindos, coloridos e perfumados.

O pessegueiro é uma árvore nativa da China e sul da Ásia, de flores alternas e serreadas, flores roxas, comestíveis e com propriedades aperitivas e digestivas. A infusão das folhas e sementes é calmante e as flores são usualmente utilizadas como laxantes suaves.
No Brasil a história do pessegueiro é mais recente, foi introduzido por Martim Afonso de Souza em 1.532, ele trouxe mudas da ilha da Madeira e as plantou na Capitânia de São Vicente, atual estado de São Paulo.

A China é o maior produtor mundial da fruta, no Brasil, os pêssegos são plantados o sul e no sudeste, o Rio Grande do Sul é o maior produtor da fruta, seguido pelos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
A fruta apresenta antioxidantes, vitaminas, minerais, fibras e carboidratos. A fruta pode ser consumida in natura, em calda e pode fazer parte de várias receitas na culinária doce e salgada.

Benefícios de consumirmos o pêssego:
– Ajuda no bom funcionamento do intestino
– Melhora a nossa imunidade
– Faz bem para a visão
– Melhora o aspecto da nossa pele
– Previne doenças cardiovasculares
– Aumenta a sensação de saciedade
– Tem ação anti-inflamatória
– Ajuda no controle da diabetes
– Melhora nosso humor
– Combate a retenção de líquidos
– Previne o envelhecimento precoce

ÓLEO ESSENCIAL DE PÊSSEGO
De cultivo milenar, acredita-se que o pêssego tenha sido uma das primeiras frutas a serem introduzidas nas práticas da agricultura e seu consumo já foi restrito a imperadores e a nobreza.
As folhas do pessegueiro merecem destaque, quando destiladas é possível obter um óleo essencial altamente raro e distinto. Terapeuticamente é notável pela atuação anti-inflamatória, para o cuidado da pele e como descongestionante do sistema linfático.

Para que serve o óleo?
– Potencial analgésico
– Potencial antialérgico
– Potencial antipruriginoso
– Regenerador celular
– Antimicrobiano
– Calmante suave
– Edificante do ânimo

BOLO DE PÊSSEGO
– 5 colheres de sopa de manteiga
– 1 colher de chá de stevia em pó
– 140 gramas de farinha de amêndoas
– 4 pêssegos frescos cortados em fatias firmes
Bater a stevia e a manteiga na batedeira e ir adicionando os ovos um a um, deixando a massa bater bastante. Adicionar a farinha e o fermento e misturar bem com uma colher. Despejar essa massa em uma forma untada e espalhar os pêssegos fatiados sobre a massa e levar ao forno a 180ºC por cerca de 40 minutos.


Escritora
