Nas primeiras horas deste sábado (28), a 46ª Expoagro ainda estava sem energia elétrica, consequência da forte chuva que ocorreu na tarde de sexta-feira, quarto dia do evento.
A tempestade inesperada, acompanhada de rajadas de vento, desmontou algumas estruturas, resultando no cancelamento do rodeio e de outras atividades.
Barracas e letreiros foram lançados ao chão pela forte ventania que “varreu” a Expoagro. Com a falta de energia, o fornecimento de água também foi interrompido, restando apenas a água armazenada pela concessionária Cosama.
A situação de emergência afetou expositores e funcionários, que se amontoaram para se proteger dos objetos levados pelos ventos intensos. Uma organizadora de refeitório, identificada como Nádia Ramos, relatou ter sentido muito medo de que a tenda caísse. “Estava nervosa. Foi uma situação quase apocalíptica, fiquei em choque, mas precisei ajudar as outras pessoas e segurar as cadeiras”, disse.
Força-tarefa
Na manhã de sábado, uma força-tarefa foi montada para restabelecer a energia e remontar as tendas. Às 10h30, a energia foi restabelecida e todas as atividades, incluindo o campeonato show de hipismo.
Texto: Ryan Jatahy e Conceição Melquíades
Fotos: Ryan Jatahy