A cultura indígena é um conjunto de valores, conhecimentos, crenças e costumes desses povos nativos do nosso Brasil. Não falamos de uma única cultura indígena e sim de uma diversidade cultural que envolve esse povo.
A alimentação indígena é baseada na pesca, na caça, coleta e agricultura. Muitas frutas, legumes, verduras, peixes e bastante ervas. Geralmente a coleta é uma atividade das índias, incluindo nozes, raízes e mel.
Plantam muita mandioca e milho, pois em muitas tribos a mandioca é à base da alimentação das tribos.
Os índios caçam aves, antas, tatu, porco-do-mato e capivaras. Para caçarem usam armadilhas, zarabatana ou arco e flecha, eles conservam as carnes através da defumação ou moqueada.
Portanto, as mulheres cuidam da coleta e da roça e os homens da caça.
Cada povo indígena brasileiro tem o seu próprio sistema de crenças, com seus rituais, seus deuses e suas lendas. São politeístas e tem a crença em seres espirituais ou espíritos.
As danças e rituais indígenas estão presentes na cultura, se apresentando de diversas maneiras, dependendo da tribo.
A arte indígena é muito variada, trabalham com cerâmica, cestos, filtro dos sonhos, sino dos ventos, armas, plumas, botoques, tigelas, vasos, panelas, esculturas, etc.
Cultivam e usam muito as ervas medicinais, e são conhecedores da fauna e da flora que os rodeiam. Quando as doenças surgem são curadas com as ervas da nossa natureza.
Essa cultura e tradição é passada por gerações, seus hábitos, festas, idiomas, artes, músicas, danças, medicina caseira, comportamentos, religião, organização social e relacionamentos.
Observe tudo o que você faz no seu dia e veja o quanto da cultura indígena esta presente na sua casa e na sua vida. Por isso é muito importante respeitarmos os indígenas que foram os primeiros a chegarem aqui no nosso país.