Temos alguns alimentos que fazem parte da ceia da virada do ano porque simbolizam a sorte e a prosperidade para o ano que está chegando
Márcia Ximenes Nunes
No ano que se inicia porque não comer os alimentos que trazem essa tradição, simpatias e superstições, assim como pular ondas, fazer pedidos para a Iemanjá, jogar flores no mar, vestir branco ou a cor que você preferir, guardar folhas de louro, brindar o ano com a champanhe, enfim fizemos de tudo para que o ano chegue nos trazendo paz, amor, saúde e muito dinheiro no bolso.
LENTILHA
A lentilha é um dos alimentos mais comidos na ceia, pois seu grão tem o formato semelhante de uma moeda e simboliza a fartura e a riqueza. Pode ser em forma de sopa de lentilha, salada de lentilha, lentilha com arroz e até guardar os grãos dentro da carteira durante o ano inteiro para trazer dinheiro no nosso bolso.
ROMÃ
Essa fruta simboliza a prosperidade e fertilidade, além do florescimento, crescimento e abundância em nossas vidas no ano que se inicia. Pela tradição, temos que guardar três sementes secas da romã dentro da nossa carteira durante o ano todo.
UVA
Uma das frutas mais importantes na ceia da virada porque afasta a má sorte. Simboliza a prosperidade, paz, abundância e riqueza material. A simpatia da uva teve sua origem na Espanha, onde as pessoas comem doze uvas à meia-noite e guardam suas sementes dentro da carteira pelo resto do ano.
CARNE DE PORCO
Sempre presente compondo a ceia da virada do ano, uma comida que traz sorte e simboliza o progresso. Isso associado ao fato do porco sempre fuçar para frente e isso representa crescimento.
PEIXE
Um alimento que está presente na mesa, representando o progresso no ano que se inicia. Considerado um dos principais símbolos relacionados à história de Jesus Cristo. Representa a prosperidade e fartura para muitas famílias. Incluir peixe e frutos do mar quer dizer boas vindas ao ano que se inicia.
MAÇÃ
A maçã simboliza o sucesso principalmente no amor, usada para alcançar um ano de conquistas positivas e felicidade.
FRUTAS SECAS
O figo, amêndoas, nozes, damasco, avelã e tâmaras costumam serem frutas tradicionais nas festas natalinas. Simbolizam a sorte e a fartura, garantindo que ao longo do ano jamais irá faltar comida na sua mesa.