Sustentabilidade do agro brasileiro é enaltecida por autoridades

O trabalho sustentável já posto em prática na agricultura e pecuária brasileira movimentou a última etapa da série “Seminários sobre Sustentabilidade e Inovação no Cooperativismo”. Realizado em Brasília na última quarta-feira (24), o evento contou com a participação de autoridades que, no geral, colocaram o país como exemplo positivo quando o assunto é alinhar ações sustentáveis com a produtividade do agro.

 

Um dos presentes foi o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite. Ao discursar, ele valorizou que os trabalhos desempenhados pelas lavouras do país já colocam o agro brasileiro como líder em um quesito dentro do tema sustentabilidade.

 

“A nossa agricultura é a mais regenerativa do mundo. É uma agricultura convencional, que todo ano melhora o solo para aumentar a produtividade”, destacou ao valorizar o fato de o produtor local “cuidar bem do solo”.

 

“O mundo precisa do Brasil para consumir alimentos” — Marcos Montes

Outro integrante do primeiro escalão do governo federal que marcou presença no evento — que foi realizado pelo Canal Rural em parceria com a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) foi o titular do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcos Montes. Ele valorizou o fato de que, alinhada à sustentabilidade, a produtividade brasileira garante a segurança alimentar. “O mundo precisa do Brasil para consumir alimentos”, enfatizou.

Agro brasileiro: sustentável há anos

Diretora de Produção Sustentável e Irrigação do Mapa, Fabiana Villa Alves afirmou que, enquanto há gente discutindo como implementar práticas sustentáveis na atividade rural, o agro brasileiro acumula anos de experiência no assunto. “Há mais de uma década, produzimos com sustentabilidade”, afirmou durante a realização de debate que contou com moderação de Giovani Ferreira, diretor de conteúdo do Canal Rural. “Somos muito responsáveis”, enfatizou Fabiana.

 

“Temos que combater algumas narrativas baseadas em generalizações” — Paulino Franco de Carvalho Neto.

 

Embaixador e secretário de Assuntos Multilaterais Políticos do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Paulino Franco de Carvalho Neto também foi enfático ao elogiar o que já é feito por agricultores e pecuaristas brasileiros. Para ele, o agronegócio do país é um exemplo a ser seguido, pois é “moderno e sustentável”. “Temos que combater algumas narrativas baseadas em generalizações”, disse, ao sinalizar que há um item a ser melhorado no setor: a comunicação.

 

Presidente do New Development Bank (NDB), o Banco dos Brics, Marcos Troyjo completou o time de autoridades que participaram do evento promovido pelo Canal Rural. De acordo com ele, o Brasil está para a produção de alimentos assim como a Arábia Saudita está para o petróleo. Além disso, ele valorizou os recursos hídricos do país — ao qual chamou de “Vale da Água”.

 

*CANAL RURAL

Post Author: Bruna Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *