
A Suframa recebeu, na tarde desta segunda-feira (24), a visita institucional do embaixador do Canadá no Brasil, Emmanuel Kamarianakis, acompanhado do segundo secretário da embaixada, Olivier Mercier, responsável por assuntos públicos e políticos. Foi a segunda visita do diplomata à Autarquia, sendo a primeira realizada em maio de 2023.
Durante o encontro, foram discutidos três temas principais. O primeiro ponto abordado foi a relação comercial entre Brasil e Canadá e os possíveis impactos das mudanças na política externa e econômica dos Estados Unidos, lideradas pelo presidente Donald Trump. O superintendente-adjunto Executivo da Suframa, Frederico Aguiar, destacou que tais mudanças não devem afetar significativamente a Zona Franca de Manaus (ZFM), uma vez que o modelo já está consolidado e tem forte resiliência econômica.
O segundo tema discutido foi a troca de experiências para o fortalecimento do ecossistema de inovação da Amazônia Ocidental e do Amapá. Nesse contexto, foi destacada a possibilidade de intercâmbio de técnicos entre os dois países, bem como a realização de encontros tanto na Suframa quanto no Canadá para fomentar a cooperação tecnológica. O superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da Suframa, Waldenir Vieira, sugeriu que o embaixador visitasse o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) para conhecer os projetos desenvolvidos pela instituição, que recentemente conquistou sua personalidade jurídica e está apta a receber investimentos de empresas da ZFM por meio da Lei de Informática da Amazônia.
Por fim, o terceiro ponto tratado foram os possíveis impactos logísticos para a região com a entrada em operação do Porto de Chancay, no Peru, e o incentivo às práticas de ESG (ambientais, sociais e de governança) nas empresas da ZFM. Frederico Aguiar reforçou a importância do encontro sobre ESG na ZFM, que será realizado no dia 21 de março na sede da Suframa. Durante a reunião, mapas foram utilizados para demonstrar a atual estrutura logística da ZFM e sua capacidade de recebimento de insumos, bem como escoamento de produtos. Destacou-se, ainda, a relevância do Porto de Tabatinga, que está em processo de alfandegamento pleno, contribuindo para a otimização do transporte de mercadorias na região.
Além dos superintendentes-adjuntos, também participaram da reunião pela Suframa, o coordenador-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, substituto, Adamilton Mourão, e a servidora da Coordenação-Geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Camilla Abtibol.
Fotos: Suframa/Divulgação