SipamHidro: conheça a ferramenta que auxilia na previsão de cheias na Amazônia

O evento de apresentação da plataforma ocorrerá em evento do Censipam em Belém, nesta quinta (10) e sexta (11)

O evento “Pré-Cheia 2022 – Análise e Prognóstico para 2023”, a ser realizado em Belém nesta quinta (10) e sexta-feira (11), às 10 horas, em promoção do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), servirá para promoção da plataforma Sistema Integrado de Monitoramento e Alerta Hidrometeorológico (SipamHidro). Esse instrumento tem foco no fornecimento de informações de monitoramento e na previsão, tanto dos níveis dos rios quanto das condições climáticas, na Região Amazônica. O Censipam integra o Ministério da Defesa (MD), e, na ocasião, serão difundidas as análises e os prognósticos gerados pela plataforma digital.

O SipamHidro agrega um conjunto de ferramentas tecnológicas, metodologias e procedimentos operacionais, todos integrados a um banco de dados, capaz de produzir informações de riscos ambientais (enchentes, inundações e acompanhamento de tempestades severas) às populações ribeirinhas e dos grandes centros urbanos da Amazônia. O Sistema é composto pelos módulos Níveis dos Rios, Reservatórios de Usinas Hidrelétricas, Estimativa de Chuva, Enchente e Inundação, Radar Meteorológico, Previsão de Chuva, Descargas Atmosféricas, Estação Meteorológica e Satélites.

Salvar vidas

“Essa geração de informações possibilita às autoridades federais, estaduais e municipais a adoção de medidas que contribuam para salvar vidas e preservar bens materiais”, destaca o coordenador operacional de Hidrologia do Censipam em Belém (PA) e um dos palestrantes do evento, Flávio Altieri dos Santos. Segundo ele, a ferramenta pode, também, auxiliar gestores locais no mapeamento das áreas de inundações e na identificação e cadastro de potenciais moradores que necessitem de auxílio.

Como destaca Edileuza de Melo Nogueira, coordenadora-geral de Monitoramento Ambiental do Censipam, o módulo Enchente e Inundação está disponível para ser utilizado pelas Defesas Civis da Amazônia. Em dez municípios de cinco estados ꟷ São Miguel do Tocantins (TO); Porto Velho, em Rondônia (RO); Manaus, no Amazonas (AM); Santarém, Marabá, Óbidos e Parauapebas, no Pará (PA); Imperatriz, Pedreiras e Trizidela do Vale, no Maranhão (MA) ꟷ, a Defesa Civil já utiliza a ferramenta para acompanhar o comportamento do nível dos rios e identificar possíveis áreas de inundação. A previsão é que esse acompanhamento no SipamHidro seja disponibilizado para cerca de 60 municípios em 2023.

Programação

O Pré-Cheia 2022 terá formato híbrido e será realizado no Centro Regional do Censipam, na capital paraense, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do órgão no YouTube. A programação inclui mesas-redondas e palestras que abordarão, entre outros temas, as condições atuais para níveis dos rios e reservatórios das usinas hidrelétricas em funcionamento na Amazônia, assim como o prognóstico da cheia dos principais rios da Amazônia para o ano de 2023.

Entre os participantes e parceiros do evento, estão integrantes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), da Marinha do Brasil (MB), do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e da Defesa Civil do Estado do Pará.

Para se inscrever e conferir a programação, os interessados devem acessar a página do evento. A inscrição é gratuita e serão disponibilizados certificados.

Fonte: O liberal

Post Author: Agro Floresta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *