O General Joaquim Silva e Luna (PL) tomou posse como prefeito de Foz do Iguaçu na quarta-feira (1º), durante uma cerimônia realizada na Câmara Municipal. O evento também marcou a posse de seu vice, Ricardo Alves Nascimento, conhecido como Ricardinho (PSD). Ambos foram eleitos em 2024 para liderar o município do Oeste do Paraná.
Em seu discurso, Silva e Luna destacou o apoio recebido de figuras políticas importantes, como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD). O novo prefeito assumiu o compromisso de iniciar uma nova era na administração da cidade.
“Hoje ergue-se um novo amanhecer em Foz do Iguaçu. Primeiro dia de um novo tempo. O que acompanha não é apenas o peso da responsabilidade, mas também a força na esperança que vi nos olhos de cada iguaçuense. A confiança colocada em nosso projeto de gestão é um pacto. E pacto se honra com planejamento e disciplina”, afirmou.
O prefeito ainda enfatizou que pretende trabalhar de forma integrada com o Legislativo municipal, adotando uma gestão colaborativa para alcançar melhores resultados. “As secretarias do governo não serão ilhas isoladas, mas partes coordenadas. A cidade será gerida como um ecossistema. Governar não é um ato solitário. Nosso compromisso é trabalhar lado a lado, preservando a autonomia entre os poderes. Somente com diálogo será possível fazer mais e melhor”, concluiu.
Quem é o General Silva e Luna?
Natural de Barreiros, Pernambuco, Silva e Luna, de 74 anos, possui uma trajetória consolidada em cargos estratégicos do governo e das Forças Armadas. Foi presidente da Petrobras (2021-2022), diretor-geral da Itaipu Binacional (2019-2021), chefe do Estado-Maior do Exército e ministro da Defesa no governo de Michel Temer (2018).
Com formação em Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, Silva e Luna também possui especialização em Projetos e Análise de Sistemas pela Universidade de Brasília (UnB). Ele é casado, pai de três filhos e avô de dois netos.
Renovação na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu
A nova legislatura de Foz do Iguaçu traz uma significativa renovação na Câmara Municipal, com 11 dos 15 vereadores sendo novos nomes. Apenas quatro parlamentares foram reeleitos: Adnan El Sayed (PSD), Cabo Cassol (PL), Anice Gazzaoui (PP) e Yasmin Hachem (PV).
Entre os novos eleitos estão Adriano Rorato (PL), Paulo Debrito (PL), Bosco Foz (PL), Soldado Fruet (PL), Professora Márcia Bachixte (MDB), Valentina (PT), Evandro Ferreira (PSD), Sidnei Prestes (Mobiliza), Beni (PP), Almir Balbinot (PSDB) e Dr. Ranieri Marchioro (Republicanos), representando mais de 70% de renovação no legislativo municipal.
Com Silva e Luna na Prefeitura e uma Câmara Municipal parcialmente renovada, Foz do Iguaçu inicia um novo ciclo político, com expectativa de avanços significativos para o município.
Fonte: RN 24h
Fotos: Antonio Ximenes