Sessão Especial na ALEPA celebra Dia do Exército e os dez anos do Comando Militar do Norte

No dia em que celebra dez anos de criação – 26 de junho, o Comando Militar do Norte (CMN) foi homenageado com uma Sessão Especial na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). A solenidade, no Auditório João Batista, comemorou também o Dia do Exército Brasileiro, que completou 375 anos em 2023.

A Sessão foi um requerimento de autoria do deputado estadual Fábio Figueiras. O líder do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alepa teve o seu pedido aprovado por unanimidade pelos parlamentares. Em seu discurso, Fábio destacou a realização da sessão em reconhecimento à importância do Exército Brasileiro para a Pátria.

O parlamentar também ressaltou o papel do CMN na proteção da Amazônia Oriental, num cenário em que o estado do Pará se prepara para sediar as discussões da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30). “Esse é um momento muito importante que estamos vivendo na Amazônia, discutindo a preservação da biodiversidade. E não tem como falar em defesa, sem falar em Exército. A gente faz esse evento alusivo não só em comemoração ao CMN, mas para chamar atenção do mundo inteiro dos investimentos que a gente precisa fazer nas nossas Forças Armadas e da importância de se investir aqui no norte, na proteção e defesa das nossas riquezas nacionais”, afirmou Fábio Figueiras.

A homenagem do Poder Legislativo, por meio do parlamentar, enalteceu ainda a importância da força terrestre do Brasil, cuja data oficial comemorativa transcorre em 19 de abril. Este dia marca a primeira luta do povo brasileiro contra a dominação holandesa em 1648. O Morro dos Guararapes, em Pernambuco, foi o palco da triunfante batalha contra o invasor holandês, momento em que o Exército Brasileiro se estabeleceu. 

A história marcante do surgimento da Força Terrestre no país também foi destacada pelo Comandante Militar do Norte, Gen Ex Guilherme, que frisou ainda as ações humanitárias desenvolvidas pelo Exército no norte do país. “O CMN é o comando militar mais recente do nosso Exército e tem prestado inúmeros serviços à coletividade e aos estados que compõem a nossa região. É uma alegria estar aqui, mantendo esse compromisso de integrar junto com a sociedade local, produtor desenvolvimento e o bem-estar na nossa nação”. 

O momento solene foi prestigiado por autoridades civis e militares, entre elas, o Comandante do I Comando Aéreo Regional (I Comar), Major-Brigadeiro do Ar, Raimundo Nogueira Lopes Neto; Subchefe do Estado-Maior do 4º Distrito Naval, Capitão de Mar e Guerra, Marcelo de Abreu Souza, além de representantes de entidades como a Associação dos Oficiais da Reserva (AORE). 

*Comando Militar do Norte

Post Author: Bruna Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *