Série temática sobre germinação de espécies amazônicas ganha novos títulos

Com os últimos lançamentos editoriais da Embrapa Amazônia Oriental (Belém, PA) a respeito de sementes florestais, sobe para 50 a quantidade de espécies arbóreas amazônicas que contam com obras dedicadas ao processo de germinação.

Essas espécies têm a importância comercial reconhecida, seja pela utilidade e valor da madeira ou possibilidade de uso no sequestro de carbono, em sistemas silvipastoris e agroflorestais, consórcio em cultivos agrícolas, arborização urbana, movelaria, aplicações medicinais e cosméticas, entre outras.

São 11 novos títulos vinculados à temática “germinação de sementes de espécies amazônicas”. No formato de comunicados técnicos, contêm informações úteis ao planejamento e produção de mudas dessas espécies, cujos nomes populares são (clique neles para ir direto à publicação): bordão-de-velhofreijócopaíba-marimaricumarutimboranafava-de-impingemingá-cipópau-de-bálsamopracuúbapau-pombo e abiu-ucuubarana.

“Cada um dos trabalhos reúne e detalha, mas de forma resumida, a base do conhecimento que permite a obtenção de sementes de qualidade para atender demandas de restauração florestal, recuperação de áreas alteradas e plantações consorciadas, entre outras finalidades”, exemplifica o pesquisador da Embrapa Eniel David Cruz, autor e coordenador das edições.

O pesquisador ressalta o caráter prático de publicações desse tipo. Segundo ele, as informações técnicas comunicadas podem ser imediatamente aplicadas por usuários da tecnologia, como técnicos, produtores, viveiristas, extensionistas, professores, estudantes e demais agentes da cadeia produtiva.

Todas as publicações estão disponíveis gratuitamente no Portal Embrapa, a plataforma on-line da instituição. Além do acesso direto às obras (nos links sobrepostos aos nomes populares das espécies), outra opção de encontrá-las facilmente é aqui, no repositório de informação tecnológica da Embrapa denominado Infoteca-e. Para encontrar os novos comunicados técnicos rapidamente na página inicial da Infoteca-e, basta inserir no mecanismo de busca o título geral Germinação de sementes de espécies amazônicas, seguido do nome popular da espécie procurada.

As 50 espécies florestais amazônicas que já tiveram comunicados técnicos da Embrapa publicados sobre a germinação das sementes são as seguintes, por ordem de publicação desde 2014 (ano do início da série): paricá, jatobá, sucupira-da-terra-firme, fava-arara-tucupi, angelim-vermelho, pracaxi, maçarandubarana, ingá-costela, ucuúba, maçaranduba, gombeira-escamosa, ajaraí, marupá, ingá-pau, mogno, cajuí, tauari-branco, acapu, cutite, pau-preto, abiu-cabeça-de-macaco, louro-roxo, abiu-quadrado, faveira-folha-fina, mututi-da-terra-firme, acariquara, araracanga, acapurana, ingá-peludo, assacu, abiu-rosadinho, faveira-preta, breu-vermelho, tuturubá, visgueiro, muirapiranga, palheteira, matamatá-ripeiro, guajará-bolacha, bordão-de-velho, freijó, copaíba-marimari, cumaru, timborana, fava-de-impingem, ingá-cipó, pau-de-bálsamo, pracuúba, pau-pombo e abiu-ucuubarana.

 

*Embrapa 

Post Author: Bruna Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *