Série Mulheres do Alegrete- O projeto “Viva Vila” completa 21 anos de muito trabalho e sucesso

Zsuzsanna Ujvari Vasconcelos nasceu na Hungria e chegou no Brasil em 1949. Casou e dedicou sua vida a projetos sociais em prol de uma vida melhor para as mulheres

Projeto social são aqueles trabalhos desenvolvidos sem fins lucrativos e que buscam o desenvolvimento social, econômico ou cultural de uma comunidade. Projetos sociais tem um caráter voluntário, buscando pessoas dispostas a trabalhar sem custos, para o fim comum, que é propiciar uma melhor qualidade de vida a uma parte da população que necessita dessa ajuda solidária e humanitária.

O projeto “Viva Vila” de Alegrete é um projeto com produtos de artesanatos direcionando cursos a comunidade.

A pessoa que iniciou dando aulas de bordados, foi a senhora Aurélia Refatti, começou ensinando meninas a bordarem, que era o que ela sabia ensinar, as meninas que moravam próximas a casa dela, passavam lá para aprenderem a bordar.


O projeto completa 21 anos de muito trabalho e sucesso na nossa comunidade, possuem professoras muito dedicadas a transmitirem suas habilidades para outras pessoas como: Zsuzsanna Ujvari Vasconcelos, Rejane Kurtz Mazzei, Ana Lúcia Dariano e Neuza Refatti Pilecco, passando a diante seus ensinamentos e aprendendo outros.

 

Conversei muito com a senhora Zsuzsanna, vejam só, ela nasceu na Hungria em abril de 1944, bem na época da 2ª Guerra Mundial. 

Seus pais depois que ela nasceu, fugiram do comunismo com sua família, indo para a Alemanha, mas lá também foi um momento bem difícil, foi então, que seu pai se inscreveu para virem pro Brasil.

 

Chegaram no nosso país em 1949, foram direto para a Ilha das Flores no Rio de Janeiro, lá ficaram 21 dias em quarentena e depois rumaram para Porto Alegre- RS.

Ela casou-se aos 19 anos e veio morar em Alegrete. A mãe de Zsuzsanna, escolheu esse nome pra ela, em homenagem a uma mulher húngara que fazia muitos projetos sociais na época e por incrível coincidência do destino, ela também dedicou sua vida a projetos sociais.

O projeto Viva Vila promove dois bazares por ano e um leilão, juntando dinheiro para que o projeto se sustente naquele ano. Os materiais que as alunas utilizam são comprados ou são doações de pessoas colaboradoras. A finalidade do projeto é ensinar uma profissão para as mulheres da comunidade, fazendo com que aumentem sua renda familiar.

O bordado é o carro chefe do artesanato no projeto, mas também temos cursos de biscuit, crochês, bolsas, toalhas de mesa, toalhas de banho, guardanapos, latinhas, pintura em garrafas, lá tudo é aproveitado para o artesanato. Os artesanatos são vendidos no local e pela internet também.

Muito lindo esse trabalho feito em prol de uma vida melhor para as mulheres de todas as idades, sempre tentando dar uma melhor qualidade de vida e ensinado com muito carinho, amor e dedicação.

“Qualquer pessoa que te motive a ser melhor é alguém que vale a pena ter por perto”.

Texto Márcia Ximenes Nunes

Edição: Dulce Maria Rodriguez

Fotos: Projeto Viva Vila

Post Author: Agro Floresta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *