Série “Ervas que curam”

Que bom tratarmos as dores do corpo e da alma de maneira natural, com ervas que temos no nosso quintal ou num vasinho na varanda

 

Existem métodos tão antigos, quanto à humanidade, de ervas que curam a alma e o nosso corpo, chamamos o poder oculto das plantas. Sempre existiu a sabedoria de curandeiros, benzedeiras e até mesmo aquelas que chamavam de “bruxas”, que pra mim eram pessoas especiais dotadas de muitos conhecimentos e sabedoria, principalmente no lidar com “ervas”, elas sabiam para o que serviam e usavam na cura de doenças.

A indústria farmacêutica movimenta bilhões de reais e ela não quer que você se cure, e sim que você adoeça para comprar remédios.

 

O uso das propriedades energéticas das plantas é muito antigo, o poder das plantas já era explorado pela sabedoria dos Xamãs, dos Hindus, entre outros povos que sempre existiram, com o tempo  foram substituídas por remédios.

A Fitoterapia utiliza o princípio químico da planta no nosso corpo físico e a Fitoenergética utiliza o princípio energético da erva no campo sutil das pessoas, dos animais, dos ambientes e das próprias plantas, no caso o emocional, o mental e o espiritual.

 

GUINÉ

A guiné também é chamada de rabo-de-gambá e amansa senhor, utilizada para fins terapêuticos, devido a sua ação anti-inflamatória e sistema nervoso.

Benefícios do uso da guiné:

– Dor de cabeça e dor nos olhos

– Reumatismo

– Dor de dente

– Dor de garganta

– Falta de memória

– Infecções

– Depressão e ansiedade

 

GUINÉ NA UMBANDA

O banho de guiné é um poderoso ritual de descarrego. Ajuda a eliminar as energias negativas, restaurando o equilíbrio e afasta as aflições espirituais.

A planta guiné  é usada contra muitas coisas ruins. Em um ambiente, ela tem o poder de curar um “campo de força” que nos protege da entrada de más energias.  Emana vibrações otimistas e atrai a sorte, a felicidade e o desenvolvimento da espiritualidade. Por isso os banhos com guiné se popularizaram,  pois é muito positivo e relaxante.

 

Temos que ter cuidado com o uso da guiné, pois o uso prolongado dessa erva ou em grandes quantidades podem resultar em insônia, alucinações, apatia, alterações no sistema nervoso central e até mesmo a morte.

 

 

ERVA-DE-BICHO

A erva-de-bicho é conhecida como pimenta-d’água, pimenta-do-brejo, capiçoba e outros nomes.

As partes utilizadas da planta são as folhas, as raízes e sementes. Seu chá pode ser usado para lavar a pele em caso de espinhas, lesões e erupções cutâneas. O chá dos brotos pode ser usado em feridas superficiais, devido à ação cicatrizante

 

Benefícios do uso da erva-de-bicho:

– No tratamento de hemorróidas

– Ação anti-inflamatória

– Cicatrizante e analgésico

– Contra varizes e úlceras

– No tratamento de má circulação

– No combate de vermes

– Para reumatismo

 

Hoje em dia a população mundial está buscando cada vez mais alternativas naturais, para os problemas de saúde. Acabam optando por ervas, plantas, chás e medicamentos naturais, que possam auxiliar e melhorar a nossa saúde.

 

Escritora

Márcia Ximenes Nunes

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *