A Sepror (Secretaria de Estado de Produção Rural) promoveu nesta sexta-feira (18/6), em Presidente Figueiredo (distante 117 quilômetros de Manaus), um “Dia no Campo” para servidores do Sistema Sepror (Idam, Adaf e ADS), que participam da “Capacitação Técnica em Gestão das Cadeias Produtivas Animal e Vegetal para o Desenvolvimento do Setor Primário do Estado do Amazonas”.
Sob a coordenação do Departamento Pedagógico da Sepror, o curso aconteceu no Centro de Treinamento, Tecnologia e Produção em Aquicultura de Balbina, onde foram realizadas aulas práticas, ministradas por técnicos da Sepa (Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura) da Sepror.
O secretário executivo da Sepa, Leocy Cutrim, explicou que ações como esta levam conhecimento e uma melhor qualidade de produto aos piscicultores.
“Esta é uma mostra, na qual apresentamos algumas estações de trabalho da cadeia produtiva da alevinagem. Só neste mês fizemos seis capacitações na piscicultura em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal e Sustentável do Amazonas (Idam), por isso agradecemos à equipe de Balbina e nos colocamos à disposição para ajudar em fazer o ramo da piscicultura crescer”, afirmou Leocy.
O curso teve duração de cinco horas. A turma da Cadeia Produtiva Animal contou com 16 alunos, que participaram de uma visita às instalações de Balbina, módulos de preparo de videiro, qualidade de água, aclimatação dos alevinos e sanidade aquícola. Atualmente está no quarto módulo, que terá no total 152 horas, divididas em sete módulos de aulas práticas e teóricas, para 35 técnicos do Sistema Sepror da capital e do interior.
*Com informações da assessoria Fotos: Calvin Paixão