Noventa produtores rurais do município de São Sebastião do Uatumã (a 247 quilômetros de Manaus) foram contemplados nesta segunda-feira (13/01), com 14,5 toneladas de ração para aves e bovídeos (bovinos e bubalinos). A ação foi promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) em parceria com a prefeitura local.
Segundo o secretário de estado de Produção Rural, Daniel Borges, o Governo do Amazonas não tem medido esforços para atender os produtores rurais em municípios afetados pela estiagem. Ele ressalta que o objetivo é incentivar o pequeno produtor rural, para desenvolver ainda mais o setor primário no estado. “Nós estamos entregando esse suplemento alimentar aos municípios que têm vocação para a pecuária e para a avicultura, visando minimizar os impactos causados pela estiagem”, disse Borges.
Para incentivar a atividade da avicultura, foram entregues 80 sacos de 50kg de ração inicial, e 80 sacos de ração final, somando oito toneladas de suplemento alimentar que atenderá 40 produtores.
O prefeito de São Sebastião do Uatumã, Jander Barreto, fala que o município tem grande vocação para o setor primário, com destaques na avicultura e pecuária de leite e de corte. Os alimentos adquiridos pelo Executivo são doados para aquelas famílias que se encontram em vulnerabilidade social e nutricional.
“O governador Wilson Lima sempre dá uma atenção especial para o município, sempre tem ouvido as nossas demandas. Essa ação impulsiona nossa produção. A Sepror incentiva a produzirem mais, e a prefeitura garante a comercialização desses produtos”, diz o Jander Barreto.
Também foram entregues 100 sacos de 50kg cada de farelo de soja e mais 50 sacos de 30kg cada de sal mineral, somando 6,5 toneladas de suplemento alimentar para a pecuária, totalizando 50 produtores rurais beneficiados.
Um dos beneficiados, o produtor rural Jonas Amorim, 71 anos, fala que é a segunda vez que foi beneficiado pelo Governo do Amazonas com suplemento alimentar para a pecuária. Uma em 2021 durante a cheia dos rios, e outra neste ano, devido à estiagem que afetou sua produção em 2024.
“Eu sou um dos primeiros criadores de gado em terra firme aqui do município. E estou vendo na prática a mão amiga do governador Wilson Lima, para apoiar o pequeno produtor rural a produzir mais. Essa suplementação vai aumentar nossa produção”, agradeceu Jonas Amorim.
A ação contou com o apoio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf); Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam); e da Câmara de Vereadores do município.
Ação emergencial
No total, a Sepror adquiriu 112,6 toneladas de farelo de soja e sal mineral para suplementação alimentar de bovídeos, com o objetivo de contemplar 1.126 pecuaristas de 13 municípios afetados pela estiagem em 2024.
Com o objetivo de beneficiar 250 avicultores, serão empreguem 100 toneladas de insumos para a fase inicial e final das aves, em municípios também afetados pela seca.
As ações emergenciais somam um investimento de R$1.476.738,45 em recursos na oferta de alimentar os animais no período de escassez.
Foto: Emerson Martins/Sepror