O senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) usou as redes sociais para criticar a possibilidade do Brasil estreitar laços com a Venezuela na compra de energia elétrica.
No Twitter, o senador afirmou que o possível mercado é “perda de tempo” porque “nada funciona no país vizinho. No entanto, ele defendeu a conclusão das obras do Linhão do Tucuruí, que se trata da construção de torres de energia, no trecho que liga a cidade Boa Vista (RR) a Manaus (AM).
“Isso é apenas uma desculpa, com o intuito de repassar recursos financeiros públicos para aquele país. Apelo ao presidente da República para que impeça tal medida. Roraima precisa mesmo é de segurança energética com a construção urgente do Linhão de Tucuruí”, disse o senador.
O ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), disse nesta que o governo estuda a possibilidade de retomar a compra de energia da usina hidrelétrica de Guri, na Venezuela, para abastecer o Estado de Roraima.
Segundo Silveira, a retomada dessa parceria vai beneficiar os consumidores com energia mais limpa e barata. “É uma insanidade deixarmos de usar energia limpa para queimarmos energia fóssil e mais cara”, afirmou o ministro.