Senado cria Frente Parlamentar em Defesa da Exploração de Petróleo na Margem Equatorial

A Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado aprovou nesta semana a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Exploração de Petróleo na Margem Equatorial. A iniciativa busca fortalecer o apoio político à exploração de petróleo na região, especialmente diante dos impasses envolvendo o licenciamento ambiental.

 

O parecer favorável à proposta foi apresentado pelo senador Plínio Valério (PSDB-AM). Já o autor do projeto, senador Zequinha Marinho (Podemos-PA), defendeu a urgência na liberação das licenças e criticou o que considera entraves impostos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

 

“É preciso destravar esse processo. O país não pode abrir mão de uma riqueza estratégica como essa”, afirmou Zequinha, referindo-se à exploração de petróleo na Margem Equatorial, que compreende áreas da costa norte do Brasil.

 

Atualmente, a Petrobras aguarda autorização do Ibama para perfurar o bloco FZ-M-59, localizado na Bacia da Foz do Amazonas, em águas do Amapá. A criação da frente parlamentar segue agora para análise no Plenário do Senado.

 

Post Author: Beatriz Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *