As notícias mais recentes sobre agronegócio, agrofloresta, Amazônia, safras, forças armadas e produção agrícola
12 ABR
Sempre estamos em busca de alimentos saudáveis e muitos brasileiros conseguem fazer uma horta caseira no quintal de casa e na sacada dos apartamentos, aprenda como fazer um adubo caseiro
Vivemos em busca de alimentos saudáveis em nossa alimentação, assim como de termos horta caseira no nosso quintal e até mesmo no apartamento, vamos aprender a fazer um adubo caseiro, o que vai deixar nossa horta mais saudável ainda.
Devemos começar reaproveitando os restos de alimentos da sua cozinha, pois além de reduzir a quantidade de lixo em sua casa, pode deixar as plantas mais bonitas e mais vistosas.
Quando cozinhamos em nossa casa, acabamos colocando fora os restos de alimentos vegetais no lixo. Isso acaba provocando mau cheiro e serve de proliferação de larvas, enquanto os minerais e nutrientes que poderiam ser reutilizados acabam indo para o aterro sanitário. Sendo assim podemos produzir o nosso próprio adubo caseiro, para colocar nas nossas plantas e na horta caseira principalmente.
BORRA DE CAFÉ E CASCA DE OVO
O uso da borra de café associado à casca de ovo acaba fornecendo nitrogênio, cálcio, magnésio e potássio. A casca dos ovos deve ser triturada com as mãos ou no liquidificador com um pouco de água, quanto mais triturados melhor.
Para a borra de café, é possível utilizar três colheres da borra em um litro de água e deixá-las em descanso por três dias. Depois use essa mistura em um borrifador e aplique direto nas plantas, ou misture com a casca dos ovos triturados e deposite no solo.
COMPOSTAGEM
A compostagem é um dos métodos mais eficientes para utilizar os restos de vegetais, e um dos quais as plantas mais se beneficiam. Feito com restos de alimentos como a casca de ovo, legumes, frutas, serragens e resto de folhas. Sendo que não podemos utilizar restos de comida, para evitar o mau cheiro e a fermentação.
Deixe em sua cozinha um recipiente com tampa para coletar os restos dos vegetais. A cada período, conforme a quantidade de resíduos que você produz em sua casa, deve-se dispor uma camada da mistura de serragem, repetindo até que fique cheio o recipiente. Ao final de três meses, o composto poderá ser utilizado.