Seminário promove integração entre Exército, instituições civis e academia

Durante os dias 06 e 07 de maio, o teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, em Belém, foi palco do I Seminário de Segurança e Defesa da Amazônia Oriental no contexto da COP 30, realizado pelo Comando Militar do Norte em parceria com a Universidade Federa do Pará (UFPA), Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Universidade da Amazônia (UNAMA). Os debates do evento, pioneiro na região, promoveram a integração entre as forças armadas, instituições civis e a academia.

 

O evento reuniu mais de 400 pessoas entre autoridades militares, autoridades civis, profissionais e estudantes interessados na temática atual que envolve a região. O objetivo foi fazer uma reflexão frente aos desafios de segurança e defesa, discutir as potencialidades e soluções para a soberania da Amazônia.

“A concepção desse Seminário foi feita a várias mãos, para sensibilizar o público universitário para a temática defesa e segurança e construir uma relação duradoura para o calendário acadêmico, estimular linhas de pesquisa, de cursos que tenham associação com geopolítica. Abrimos uma porta para uma integração que deve perdurar porque é interesse comum”, detalhou o general Vendramin, Comandante Militar do Norte.

Foram realizadas 14 apresentações, divididas em 4 mesas temáticas. No encerramento, foi anunciada a publicação de uma edição especial, com registro das palestras e conhecimento compartilhado no seminário frente aos desafios ambientais e geopolíticos da região amazônica.

 

“O formato do evento permite essa integração, atuando além dos muros da universidade no nosso objetivo de inclusão”, afirmou a Vice-Reitora da UFPA, prof. Dra. Loiane Verbicaro. “O Seminário foi um marco para produção de alto nível sobre política pública de defesa, não é só uma questão militar, mas de toda sociedade brasileira”, afirmou o professor João Arroyo, representante da UEPA.

 

Programação

 

No primeiro dia de evento estiveram em pauta o emprego das forças armadas na defesa da Amazônia Oriental, abordando o papel e a responsabilidade de cada um. Também esteve em debate a disputa de poder no debate climático, os desafios da logística e infraestrutura e as operações conjuntas na defesa da Amazônia. Entre os palestrantes, José Maria Mendonça, vice presidente da Fiepa e Aldo Rebelo, antigo Ministro da Defesa.

No segundo dia, a temática proposta foi a contribuição do Exército para o desenvolvimento, segurança e a defesa dos interesses nacionais na Amazônia, com ênfase no enfrentamento a crimes e a importância da mineração para o desenvolvimento da região. A comunicação estratégica do Exército foi tema de palestra do general Richard, chefe do Estado Maior do Exército. Entre os palestrantes, Uálame Machado, Secretário de Segurança do Estado e General Fernando Azevedo, do Instituto Brasileiro de Mineração.

 

O diálogo e os conhecimentos compartilhados foram aprovados pelos estudantes. “O evento é muito importante para debater questões de segurança nacional, como integração regional com outros países que compartilham esse território com a gente e promover políticas publicas para superar desafios e problemas que a gente enfrenta como crimes ambientais e também uma discussão que está tão em pauta como a COP 30”, declarou Rodrigo Miranda, aluno de relações internacionais da UEPA.

Post Author: Beatriz Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *