Sema lança programa para apoiar Unidades de Conservação no combate à pandemia da Covid-19

A Sema (Secretaria de Estado do Meio Ambiente) lança hoje  (05/2), o Programa Emergencial de Combate à Pandemia nas Unidades de Conservação do Amazonas. O objetivo geral é apoiar os municípios no enfrentamento da Covid-19 entre populações tradicionais e moradores de Unidades de Conservação (UCs) do Estado.

A Secretaria do Meio Ambiente dará apoio operacional e logístico às prefeituras na imunização de comunidades ribeirinhas, tradicionais e indígenas que estão localizadas em UCs sob gestão da Sema.

Para sua implementação, a iniciativa conta com recursos do Programa Arpa (Áreas Protegidas da Amazônia), que serão convertidos para apoiar comunidades da capital e de outros 29 municípios do interior do estado.

De acordo com o secretário titular da Sema, Eduardo Taveira, serão beneficiados municípios-polo, que funcionam como referência de atendimento para populações residentes em UCs e no entorno de áreas protegidas.

“Desde o início da pandemia, a Secretaria do Meio Ambiente tem acompanhado o avanço dessa segunda onda nas Unidades de Conservação Estaduais. Temos dado todo o suporte junto aos gestores dessas áreas e, agora, estamos organizando esse pacote de apoio emergencial. A ideia é que a gente tenha um conjunto de ações integradas e rápidas de pronto-atendimento junto às comunidades, evitando um impacto maior em populações mais vulneráveis”, disse. 

Estão previstos apoios no transporte de vacinas e profissionais da saúde para as comunidades, bem como assistência no traslado de ribeirinhos para municípios-sede, na aquisição de combustível para lanchas, entre outras ações. Para tanto, as secretarias municipais de Saúde podem contactar a Sema para traçar, em conjunto, as estratégias de atendimento nas áreas protegidas.

Na lista de cidades estão: Manaus, Apuí, Barcelos, Beruri, Borba, Canutama, Carauari, Careiro Castanho, Coari, Codajás, Eirunepé, Fonte Boa, Iranduba, Itapiranga, Jutaí, Lábrea, Maués, Manicoré, Maraã, Novo Airão, Nova Olinda do Norte, Novo Aripuanã, Nhamundá, Presidente Figueiredo, São Sebastião do Uatumã, Tefé e Tapauá.

*Com informações da assessoria Fotos: Reprodução e Arthur Castro/Secom

Post Author: Bruna Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *