Secretário do meio ambiente, Eduardo Taveira, defende ciência e tecnologia

O Secretário do Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira e os representantes dos nove estados que compõem a Amazônia Legal presentes à reunião – Acre, Amapá, Maranhão, Pará, Tocantins, Mato Grosso, Rondônia e Roraima – foram unânimes em afirmar que a ciência e a tecnologia são os únicos caminhos possíveis para o desenvolvimento sustentável da região.

“É um desafio enorme, considerando a heterogeneidade e o tamanho da área, mas acreditamos que o conhecimento científico é a base para reduzir a desigualdade em uma região, que reúne uma biodiversidade riquíssima e municípios com os piores IDH do País”, afirmou Zuleika Jacira Moura, secretária-executiva do Consórcio.

O Consórcio é uma iniciativa decorrente do Fórum de Governadores da Amazônia Legal e foi criado, em março de 2019, para impulsionar o desenvolvimento sustentável dos estados membros e ampliar a competitividade da região.

Presidida por Waldez Góes, governador do Amapá, a autarquia que funciona na modalidade de associação pública, tem autonomia para captar recursos, promover investimentos e executar projetos de interesse comum aos nove estados da Amazônia brasileira.

Além da secretária-executiva do Consórcio, estiveram presentes à reunião Eduardo Tavares, secretário de planejamento do Amapá, Robério Aleixo, secretário de meio ambiente do Amapá, que também é empregado da Embrapa, Maureen Lazzaretti, secretária de meio ambiente do Mato Grosso, Emerson Baú, secretário de agricultura, pecuária e abastecimento de Roraima,  e Vera Reis, diretora-executiva da Secretaria de Meio Ambiente do Acre.

*Com informações da Embrapa Fotos: Fernanda Diniz e Reprodução 

Post Author: Bruna Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *