Secretário de Produção Rural do Amazonas participa da Fenacam 2024 no Rio Grande do Norte

O Secretário de Estado da Produção Rural do Amazonas (Sepror) Daniel Borges, participa durante esta semana da Feira Nacional do Camarão (Fenacam), um dos maiores eventos de aquicultura e Carcinicultura (técnica de criação de camarões em viveiros em água doce ou marinha) da América Latina, realizada no Espaço Neuma Leão, em Natal (RN)

O evento comemora 20 anos da Feira, voltada a produtores, cientistas, técnicos, estudantes e empresários de diversos estados brasileiros e de outros países, já que o Brasil é um dos grandes produtores mundiais de camarão. Daniel Borges foi o segundo palestrante do dia 21, quinta-feira.

“Nos sentimos honrados pelo convite para falarmos da aquicultura na Amazônia e os desafios que os produtores da nossa região e do nosso estado enfrentam para se desenvolver e se consolidar nesse competitiva segmento”, explicou Daniel Borges, que proferiu palestra com o tema : Desafios Institucionais, Avanços e Perspectivas para a Aquicultura Amazônica.

Apesar de a Amazônia ter fatores que favorecem a aquicultura como um todo (clima, solos, água e a diversidade da fauna ictiológica), alguns itens diferenciam-se dos de outras regiões do Brasil, como o preço da ração, os licenciamentos ambientais e dificuldades logísticas, por exemplo.

“Estamos em plena evolução na aquicultura no Amazonas, contando com a ajuda dos institutos de pesquisa e de nossos produtores.  Com os altos investimentos feitos pelo Governo do Amazonas para o fortalecimento da assistência técnica, a criação de camarões vai se consolidar como uma opção rentável e alinhada com as exigências ambientais”, enfatizou Daniel, que durante sua palestra lembrou e homenageou o engenheiro de pesca Geraldo Bernardino, que contribuiu significativamente com o desenvolvimento do setor no Amazonas, onde exerceu a função de secretário da Pesca em várias administrações.

Fenacam

Ao longo de duas décadas, a Fenacam se consolidou como o principal fórum para troca de conhecimentos, promoção de novas tecnologias e realizações de negócios nos setores carcinícolas e aquícolas do Brasil. Nesta edição comemorativa, a expectativa é reunir mais de 7 mil visitantes, incluindo produtores, cientistas, técnicos, estudantes e empresários de diversos países, que irão participar dos simpósios técnicos e científicos, além de uma ampla feira internacional de produtos e serviços para a aquicultura.

A feira que vai até a próxima sexta-feira tem mais de 200 expositores, entre eles empresas do Canadá, USA, México, Equador, Austrália, Belgica, Tailandia e China, transformando o evento em um marco na história da aquicultura brasileira. Ao todo 50 palestrantes nacionais e internacionais foram convidados, para abordagens específicas, indo desde as últimas inovações e tendências do setor até as peculiaridades enfrentadas em outras regiões.

Reconhecida como a maior feira de aquicultura da América Latina, a Fenacam 2024 promete superar expectativas e marcar esta vigésima edição com diversas novidades que reforçam a posição de liderança e inspiração no segmento.

“Comemorar 20 anos da Fenacam é celebrar o desenvolvimento da aquicultura no Brasil e no mundo. Temos orgulho de fazer parte dessa trajetória, que cresce a cada edição”, diz Itamar Rocha, presidente da Fenacam 2024. ” Preparamos uma programação rica em assuntos, com palestrantes de renome nacional e internacional, além da feira de negócios que traz o que há de mais moderno no setor”, concluiu Rocha.

FOTOS: Divulgação / Sepror

Post Author: Bruna Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *