O Sebrae no Amazonas está na lista das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, segundo a Pesquisa FIA Employee Experience, que anualmente revela as 150 melhores empresas para se trabalhar em todo o território nacional. Coordenada pela Fundação Instituto de Administração (FIA) em parceira com o grupo UOL, a pesquisa confere o selo de “Lugares Incríveis para Trabalhar no Brasil” a um seleto grupo de empresas que atingem as melhores pontuações em ‘Clima Organizacional e Política de Gestão de Pessoas’.
O processo de avaliação da Pesquisa FIA Employee Experience teve início em junho deste ano e contou com a participação de 405 empresas de todo o País. O Sebrae no Amazonas concorreu na categoria ‘empresa de educação’, no segmento ‘organização de pequeno porte’,
considerando o quantitativo de colaboradores, e conquistou o 33º lugar no ranking, nesta categoria.
A metodologia do processo de avaliação da Pesquisa FIA Employee Experience começa a partir de um questionário aplicado para todos os colaboradores, por meio do qual se realizam perguntas sobre as dimensões do clima organizacional que conferem: ESG (Governança ambiental, social e corporativa), Comunicação, Aprendizagem, Liderança, Qualidade de Vida no Trabalho, Inovação e Autonomia, Relações Interpessoais, Carreira, Reconhecimento e Recompensa. Nessa fase, caso a empresa atinja a média de pontuação nacional, ela segue para fase de auditorias, quando consultores especializados da FIA verificam a ocorrência prática e assertividade do conjunto de respostas obtidas na pesquisa direta, em consonância com a política de Gestão de Pessoas.
Após o processo, o instituto divulga as empresas com as maiores pontuações em todo o Brasil. Elas passam a ter o direito ao selo de ‘Lugares Incríveis’ para se trabalhar. Além da unidade do Sebrae Amazonas, os Sebrae’s do Rio Grande do Norte, Paraná e Mato Grosso também estão na lista das 150 melhores.
Para o Presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/AM (CDE), Antonio Carlos da
Silva, a conquista do selo demonstra a competência do Sebrae Amazonas no investimento de seus recursos em prol do empreendedorismo e do desenvolvimento econômico do estado.
“Esse selo atesta nosso compromisso com a excelência e com a alta performance, pois colocamos à disposição daqueles que buscam o Sebrae, técnicos de elevada competência. O Sebrae Amazonas mostra o seu vigor como organização única e focada no desenvolvimento econômico, na geração de empregos, no aumento da renda e das oportunidades aos empreendedores”, ressalta o presidente.
A Diretora Superintendente do Sebrae Amazonas, Ananda Carvalho Normando Pessôa, enfatiza que a conquista do selo ‘Lugares Incríveis para Trabalhar’ é resultado de um trabalho iniciado há cinco anos, quando a instituição buscava melhores posições em termos de clima e performance organizacional frente às demais unidades federativas. Ela lembra que foram feitos um conjunto de investimentos para propiciar um ambiente de alta performance, envolvendo qualidade de vida, infraestrutura, informatização de sistemas, processos transparentes de gestão de competências, desempenho e reconhecimento.
“Sem dúvida, a obtenção desse selo é motivo de orgulho e gratidão, por tudo o que temos
feito nos últimos anos. Acreditamos que a base para os resultados e para um atendimento de excelência aos nossos clientes começa dentro de casa, com os nossos colaboradores. Os relatórios e feedbacks que recebemos durante todo o processo da pesquisa FIA/UOL vão nos ajudar nas tomadas de decisões futuras, buscando manter o nosso nível de excelência e
satisfação e, assim, prestar um serviço transformador para aqueles que ajudamos a realizar o sonho de empreender”, conclui Ananda Carvalho Normando Pessôa.
Sobre o Sebrae no Amazonas
Com 52 anos de existência, atualmente a instituição dispõe de um total de 250 pessoas ativas distribuídas entre funcionários, estagiários, terceirizados e jovens aprendizes.
Na capital, possui dois escritórios de atendimento ao público, sendo a sede no centro de Manaus, e uma unidade no Aleixo, zona centro-sul. Possui também escritórios regionais de atendimento nas cidades de Manacapuru, Parintins, Tabatinga, Coari, Tefé, Itacoatiara, Santa
Isabel do Rio Negro e Humaitá. Por meio de atendimento remoto ou digital e das salas do empreendedor em parceria com as prefeituras municipais atua em todo o território do Amazonas e implementa projetos de apoio a todos os segmentos econômicos, como
agronegócio, indústria, comércio e serviço.
*com informações da assessoria