Instituição vai selecionar 40 ideias de vanguarda para apoiar
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está lançando o programa de desenvolvimento para ideias inovadoras, que visa impulsionar a criação de startups de tecnologia no Estado do Amazonas. Uma inciativa voltada para o desenvolvimento de ideias inovadoras e visa impulsionar a criação de startups de tecnologia na região.
O programa abre inscrições para o 8 Ciclo de Capacitação e esta edição será realizada online. As inscrições estão abertas para Manaus, Coari, Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Tabatinga e Tefé e podem ser feitas através do acesso no site www.sebrae.com.br/amazonas
QUEREMOS:
O Sebrae busca fomentar ideias de negócios inovadores, com alto potencial de crescimento, que utilizem softwares, tecnologias emergentes ou serviços de tecnologia da informação; como ponto central do seu modelo de negócio e, que, ainda, não tenham validado todas as hipóteses do modelo de negócio.
A instituição quer atender startups que sejam formadas por, no mínimo, dois sócios, sendo que um deles esteja dedicado ao negócio e que estejam construindo ou testando seus MVP’s (Minimum Viable Product/ Produto, Serviço ou Modelo de Negócio que se pretende colocar no mercado).
PRÉ-REQUISITOS:
Startups em fase de validação; que já iniciaram ou finalizaram a validação do problema/solução, eventualmente; e que iniciaram o desenvolvimento de um MVP; ou estão em fase de testes.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
*EMPREENDEDOR E EQUIPE
Complementaridade; perfil empreendedor; domínio do negócio e tecnologia; nível de dedicação ao projeto. (Peso: 50%, nota de 1,0 a 5,0);
*NEGÓCIO
Conhecimento sobre o problema a ser resolvido; conhecimento sobre o público alvo e concorrentes; modelo de negócio e potencial de estabilidade; tamanho do mercado da atuação. (Peso 25%, com nota de 1,0 a 5,0).
*SOLUÇÃO
Coerência entre o problema e a solução apresentada; grau de inovação; estágio de desenvolvimento e validação. (Peso de 25%, nota de 1,0 a 5,0).
PROCESSO SELETIVO
INSCRIÇÃO de 01/06 a 04/07 de 2020
SELEÇÃO DE 06/07 A 11/07
RESULTADO 14/07 (SERÁ PUBLICADO NAS MÍDIAS SOCIAIS DO SEBRAE)
ACELERAÇÃO 21/07/2020.
ESCOLHAS
Segundo a analista sênior do Sebrae em Inovação e Statups, Fabiola Almeida, a presença das cidades do interior “é um avanço, dentro do processo de interiorização. Vamos selecionar 40 ideias, através da Darwin Aceleradora de Santa Catarina. Depois haverá um But Campus, onde eles irão receber mais capacitação e mentoria, para melhorar a qualidade da ideia e sua praticidade. Eles vão entender melhor como vender a ideia no mercado”, comentou a especialista.
IMERSÃO E ACOMPANHAMENTO
Ela salientou, também, que, logo após, se fará uma seleção das 20 ideias ‘mais maduras’. Passo seguinte haverá uma imersão das escolhidas para desenvolver mais os conhecimentos de tecnologia em startups. E, na sequência, haverá um Demo Day com empresários e universidades; onde pessoas interessadas em investir nas startups estarão presentes.
Elas também serão os avaliadores, que escolherão as dez startups em melhores condições de sustentabilidade empresarial e de inovação. A boa notícia, é que o Sebrae irá acompanhar essas escolhidas em etapas mais avançadas, no primeiro trimestre de 2021.
Texto: Antonio Ximenes
Fotos: Reprodução