Se já estava ruim para o Rio Grande do Sul, agora piorou, três dias de chuvas, mais inundações, desabamento de casas, cidades invadidas pela água, dois tornados e forte massa de ar frio chegando
Márcia Ximenes Nunes
Segue a chuva desde sexta-feira no Estado gaúcho, o que elevou o nível dos rios Taquari e Sinos, então a água que já tinha somente aumentou, agravando muito as mesmas cidades e a terra molhada da serra está fazendo acontecer vários desabamentos.
Na cidade turística de Gramado aconteceu dezenas de residências desabando após deslizamentos. Mais cidades estão sendo destruídas com essa nova chuva e rios saindo dos seus cursos normais invadindo e derrubando tudo que vem por diante, está a cada dia que passa mais triste aqui no Rio Grande do Sul.
O povo gaúcho está buscando forças para seguir em frente, mas está sendo muito difícil, parece que Deus nos abandonou. O governador Eduardo Leite e prefeitos estão pedindo para os moradores abandonarem suas casas e procurarem um lugar que não seja área de risco para a vida deles. E como se não bastasse tudo que já está acontecendo ainda tivemos dois tornados pequenos.
Pedimos aos brasileiros que sigam ajudando os gaúchos, porque vai ser muito difícil os municípios se erguerem, e as pessoas estão muito debilitadas, tristes, sofrendo, perderam tudo o que tinha, muitos voluntários de todas as partes do país e de outros países estão ajudando, e bombeiros de todos os lugares, mas depois que tudo isso passar todos vão precisar de ajuda e de psicólogos para os gaúchos colocarem suas mentes no lugar, mas nada será esquecido, jamais esqueceremos a ajuda de todos. Graças a Deus estamos recebendo centenas de doações deste povo tão hospitaleiro do nosso país, água é o que faz muita falta, roupas e calçados de todos os tamanhos porque em várias cidades as pessoas perderam tudo, material de higiene pessoal, vários grupos de voluntários de toda a parte chegam nas cidades com comida para os desabrigados, porq ue as pessoas não tem nem fogão para cozinhar e fazer uma comida quentinha para acalentar a família.