São nativas da Floresta Amazônia, as castanhas fazem um bem enorme para a nossa saúde e a farinha da castanha é leve, nutritiva e funcional

Castanha-do-brasil, castanha-da-Amazônia, castanha-do-pará, castanha-do-acre, noz amazônica e outros nomes que podemos chamar a Bertholletia excelsa. Uma árvore de grande porte, muito abundante no norte do Brasil e na Bolívia, cujo fruto contém a castanha, que é sua semente. Uma árvore endêmica da floresta amazônica

 

O maior exportador não é o Brasil e sim a Bolívia, diminuiu muito a espécie no nosso país por causa do desmatamento da floresta.

O nome castanha do Pará se refere a Pará, cuja extensão no período colonial incluía toda a Amazônia brasileira.

É um fruto de alto teor calórico e proteico, além disso contém o elemento Selênio que combate os radicais livres e muitos estudos o recomendam para a prevenção do câncer.

Muito consumida in natura, torrada, como farinhas, doces, pães, sorvetes, bolos e granolas.

A castanha do Pará é um fruto das oleaginosas, assim como o amendoim, as amêndoas e as nozes, que possuem diversos benefícios para a saúde, já que são ricas em proteínas, fibras, selênio, magnésio, fósforo, tiamina zinco e vitaminas do complexo B e E.

 

A CASTANHEIRA

A castanheira é uma grande árvore, chegando a medir 30 a 50 metros de altura e 1 ou 2 metros de diâmetro no tronco. Há registros de exemplares com mais de 50 metros de altura e diâmetro maior que 5 metros, no Pará. Pode viver mais de 500 anos e de acordo com algumas autoridades frequentemente chega a viver 1000 ou 1600 anos.

 

O Amazonas é o maior produtor nacional de castanha do Pará do Brasil, os municípios maiores produtores são Humaitá, Lábrea, Boca do Acre e Beruri. O estado do Acre em segundo lugar e o terceiro o estado do Pará.

FARINHA DA CASTANHA DO PARÁ               

A farinha da castanha do Pará são ideais para o preparo de bolos, massas, panquecas, pães de baixo teor de carboidratos e de óleo, uma vez que o óleo da castanha é retirado antes do preparo da farinha. A farinha é uma importante fonte de selênio, mineral essencial para acionar enzimas que combatem os radicais livres.

O mineral também está intimamente associado à capacidade de o organismo se livrar de substâncias tóxicas ajudando-o inclusive a expulsar possíveis metais pesados que se alojam nas células.

 Para quem segue a dieta Lowcarb, ou seja, aquela que restringe a ingestão de carboidratos, as farinhas podem ser uma boa ideia na hora de enriquecer pães e bolos a base de farinha de trigo.

Encontramos a farinha em lojas de produtos naturais. Está sendo muito usada nas confecções de pães sem glúten, pães funcionais.

 

Benefícios para a nossa saúde       

– Promove a saúde do coração

– Previne o câncer

– Ajuda a manter a saúde do cérebro

– Mantém o cabelo e as unhas saudáveis

– Reduz a pressão alta

– Pode regular a tireoide

– Excelente fonte de energia

– Melhora a imunidade

– Reduz a inflamação

Sendo que para ter esses benefícios precisa ser incluída em uma dieta saudável e equilibrada.

 

RECEITA DE PÃO LOW CARB DE CASTANHA DO PARÁ      

 

3 ovos inteiros

1 xícara de farinha de castanha do Pará

50 gramas de queijo parmesão ralado (ralado na hora fica melhor)

3 colheres de sopa de água (pra da liga)

3 colheres de sopa de nata ou creme de leite sem soro (escolha um sem Carboidrato)

1 colher de sopa rasa de fermento em pó (fermento comum)

 

Bata todos os ingredientes liquidificador, menos o fermento.

Acrescente o fermento e bate mais um pouquinho.

Disponha a mistura em uma forma untada

Asse em forno a 200 graus, por 30 minutos ou até dourar.

 

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *