Saiba quem foi o Cabo Elias Miguel de Cerqueira

Cerqueira era um soldado que sonhava em ir para guerra.

O Cabo Elias Miguel de Cerqueira, no dia do Armistício, entoando o Toque da Vitória.

Elias Miguel de Cerqueira foi um baiano que servia no exército na época da Segunda Guerra Mundial e já chegava aos 40 anos de idade quando foi transferido para o 6º Regimento de Infantaria de Caçapava. Cerqueira queria ir para guerra, era o seu sonho, porém, por conta da idade, seria quase impossível.

Foi então que o comandante da companhia onde ele servia, o capitão Joaquim Figueiredo pediu para o comandante do 1º Batalhão, Major João Carlos Gross inserir o soldado no contingente. Cerqueira era um excelente soldado corneteiro e não errava um toque. Entre outras funções, foi essa a tarefa dele na guerra. Como prêmio, recebeu a honra de dar o toque da Vitória Aliada na Itália, em 2 de maio de 1945, na cidade de Alessandria, autorizado pelo próprio comandante da FEB, General Mascarenhas de Moraes.

Quando voltou para o Brasil foi promovido a cabo, continuou no exército, aposentou-se após desenvolver várias funções no quartel de Caçapava e quando morreu, a família cumpriu o seu maior desejo, que era ser velado na Câmara Ardente do 6º Regimento de Infantaria. Teve todas as honras fúnebres. Hoje, uma sala no Museu Ipiranga e uma rua no Jardim Rafael, em Caçapava, receberam o nome de Elias. Agradecemos o Michel por nos apresentar essa história, que ele tirou do livro “Caçapava de São João Batista, a simpatia do Vale do Paraíba”, de autoria do Coronel José Carlos de Siqueira Ferreira.

Post Author: Victória Rosas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *